Anuncie connosco
Pub
Opinião
Rui Pinheiro – Sociólogo
Rui Pinheiro
Sociólogo

Fora do Carreiro

Tópicos de viagens na minha terra

3 de dezembro de 2021
Partilhar

A obra de Almeida Garrett inspira estes tópicos que, sendo de curtas viagens, assinalam aspectos relevantes dos nossos dias - segundo a nossa opinião, evidentemente - em vários planos.

Hospital S. José. Por circunstâncias da vida, tive recentemente de estar numa das salas de espera do Hospital S. José, em Lisboa. Para meu espanto e incredulidade, na televisão disponível para procurar entreter as longas horas que ali se tem de passar, como é hábito, estava fluia um lixo televisivo que ao que parece se chama “big brother”. Acentua-se num serviço público de primeira necessidade, consciente ou inconscientemente, aquilo que dizia Baptista Bastos “A ascensão da mediocridade é estimulada nas épocas em que a paralisia cívica coloca em órbita o que de pior existe na sociedade.”

CNN Portugal. Já aqui expressamos de diferentes formas que o jornalismo em Portugal se encontra em estado vegetativo e os ditos orgãos de comunicação social foram substituídos por agências de mera comunicação, que usam instrumentos ideológicos para assegurar a submissão a directivas de globalização, americanização e amedrontamento da sociedade portuguesa. Quando repararmos teremos o basebol e o futebol americano como desportos nacionais e seremos apenas e só consumidores, condenados a assegurar um mirifico continuo crescimento económico, conduzidos como rebanho de idiotas, para os “negacionismos”, para os “facciosismos”, para os “egoísmos” para a “ignorância estrutural”.

Black Friday. Nem a propósito. Já nos vinham impingindo um certo Halloween, submetendo as nossas crianças das creches, jardins de infância e escolas do primeiro ciclo, a um processo em que espantosamente se envolvem activa e diligentemente professores e educadores, sem que os ministros da educação, as estruturas do Ministério e os pais façam nada a propósito de travar a disseminação dessa tradição anglo-saxónica com a qual nada temos a ver. Agora, temos uma vaga de “Black Friday” à segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo, semanas a fio. A banha da cobra está em promoção e os consumidores militantes a salivar por ela…

Museu da Cerâmica de Sacavém. Deve ser nessa linha de a todos transformar em consumidores que alguns agentes políticos actuam quotidianamente, pelo que aquilo que é cultura, o que são as nossas referências, “lastro, história e percurso”, como dizia um conhecido jornalista e escritor português, deve ser algo a desprezar. Agora que chove de novo, de certeza que chove de novo dentro do Museu da Cerâmica de Sacavém, pelo que se aguarda observadoramente que aqueles que impediram antes a obra de manutenção do Museu a façam agora.

Rotunda na Avenida Estado da Índia, em Sacavém. Já se sente no ar o frémito pela concretização de uma supostamente desejada, indispensável e merecida rotunda junto à Quinta do Património que, ao que parece, era de premente necessidade e enorme facilidade de execução, bem como de uma importância estrutural para o desenvolvimento local e a fluidez do tráfego automóvel.

Obras do “Caneiro” em Sacavém. Não se deu o milagre da conclusão instantânea das obras de requalificação de Sacavém. A nossa expectativa e aposta apontava para um vasto conjunto de medidas que sanassem todos ou quase todos os problemas vividos, imediatamente. Nada à vista!...

Última edição

Opinião