Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Patrocínio – Jurista
João Patrocínio
Jurista

Gastronomia

Um “senhor restaurante”

3 de outubro de 2020
Partilhar

“SR”, são as iniciais do nome do proprietário do estabelecimento. Mas também podem representar “sr.” (abreviatura de senhor), que afinal, é o estatuto que, depois de 28 anos de experiência ligados à restauração do concelho de Loures, Serafim Ribeiro conseguiu alcançar fruto do seu trabalho e que, igualmente expressam com competência o conceito desta casa. - Um “senhor restaurante”.

Na verdade, este espaço é o espelho fiel daquilo que um dia idealizou e que muito bem conseguiu traduzir, sempre dentro da sua matriz, com objetivos bem definidos de homem determinado, como orgulhoso transmontano que é.

Com efeito, Serafim Ribeiro, natural de Alfândega da Fé, chega a Loures com apenas 14 anos, onde começa a trabalhar numa churrasqueira da cidade. Mais tarde, e então já com provas dadas - e convidado para sócio da casa-, lança-se num projeto de pronto a comer de outras refeições (um dos primeiros takeaway na cidade de Loures) onde veio a consolidar toda sua experiência.

Daí a lançar-se sozinho na sua própria marca foi um pequeno passo, tendo inaugurado a churrasqueira SR, na Urbanização do Infantado, há 6 anos.

Sempre sem perder o foco, foi preparando o projeto do segundo espaço, O Restaurante, e que se encontra aberto há cerca de dois anos e meio.

Foi aqui que viemos provar as suas especialidades, e onde os produtos apresentados - das melhores proveniências- são todos de excelência, evidenciando uma frescura que apenas se explica pela exigência de Serafim, para garantir a sua primeira preocupação na satisfação do cliente. Servir com qualidade acima da média.

Todo o peixe que sobressai à vista no frigorífico de entrada é de mar, oriundo dos Açores, da mesma forma que a carne é toda ela certificada e de origem nacional, maioritariamente barrosã.

Em ambos os casos, a mestria na grelha, faz com que qualquer das opções chegue à mesa sempre com um sabor assinalável. O Cherne é dos peixes mais procurados, sendo que não faltam outras espécies variadas, desde a Garoupa à Dourada, passando pelo Rascasso, o Linguado ou Salmonete.

Já nas carnes as postas Mirandesa e Barrosã são as que mais se evidenciam, bem como o porco preto, que se exprime bem nos diversos cortes.

Foi com um vinho Transmontano, um Tinto Reserva da Quinta do Sobreiró de Cima que toda a refeição foi superiormente acompanhada, ligando muito bem com o cherne grelhado, apesar de ter revelado toda a sua força com a carne barrosã grelhada no ponto, que se lhe seguiu.

As sobremesas da casa são todas de produção própria, e destacamos o Red Velvet que é qualquer coisa de extraordinário.

O espaço é requintado e cuidado na decoração, apresentando uma garrafeira assinalável, com bastantes opções de escolha “fora da caixa”. Tudo isto, com um serviço de mesa atencioso e profissional.

O SR é, assim, um conceito diferente a ter em conta e que merece uma visita.

Última edição

Opinião