Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Patrocínio – Jurista
João Patrocínio
Jurista

Gastronomia

GASTRONO.MINHAS

20 de setembro de 2020
Partilhar

Este mês trago a esta página algo diferente.

Pelo que, não vou falar-vos, como habitualmente, de nenhum estabelecimento de restauração da área territorial do município.

Isto, porque quero assinalar convosco - ainda que com algum atraso - a passagem do primeiro aniversário de colaboração com o Notícias de Loures.

Tem sido um privilégio poder dar-vos a conhecer alguns dos restaurantes do concelho que, na minha opinião, conseguem espelhar a riqueza da gastronomia local, apresentando de forma aberta e sem pretensiosismos o que de mais rico se pode comer na nossa terra.

Estas rubricas, direcionadas a divulgar objetivamente os operadores locais, são apenas uma das vertentes de um projeto pessoal, que tenho vindo a desenvolver, e que retrata a minha paixão pela gastronomia, - na confeção e degustação -, em ligação com o gosto pela fotografia.

Falo-vos do gastrono.minhas. Um conceito que apresento nas redes sociais facebook e instagram e que, para além de replicar os artigos mensais do Notícias de Loures, pretende mostrar com regularidade, algumas das especialidades que vou cozinhando em casa, bem como, provando aqui e ali, e que considero graficamente dignas de partilha, nalguns casos acompanhados de alguma “estória”.

Isto porque é um redobrado prazer, deliciarmo-nos com uma comida bem confecionada e podermos fotografá-la, levando-a “quase” ao palato de quem nos visualiza.

Acresce que, quando nos encontramos de férias, temos mais tempo para exercitar as nossas artes culinárias e apurar as nossas competências.

Ora, à data que vos escrevo, como me encontro na ponta mais a norte do litoral alentejano, quero partilhar convosco, um prato, dos que melhor representa a cozinha desta região e que muito prazer me dá cozinhar. A sopa de cação.

A história do cação no Alentejo explica-se com uma simplicidade quase romântica, assente na distância do interior alentejano à costa, e que impedia o peixe fresco de chegar com a qualidade que hoje em dia conhecemos.

Dessa forma, apenas algumas espécies mais resistentes - como este primo do tubarão, - aguentavam a viagem de vários dias até ao Alentejo mais recôndito, apenas acondicionado em sal.

Ora, o laborioso e pouco abastado Povo Alentejano estaria, desta forma, a oferecer ao Mundo, sem saber, um dos pratos mais famosos da sua rica gastronomia.

Pois, ao juntar os coentros e o alho, potenciou o sabor "mais intenso" do cação já com alguns dias de viagem.

É este o segredo desta especialidade.

Cação fresco à posta, ( e não tintureira congelada ) com algum tempo no sal e muito alho e muitos coentros.

Depois, o resto, é ao gosto e mão de cada um.

Foi isso que preparei este mês para partilhar convosco.

Esta e outras especialidades estarão sempre disponíveis no gastrono.minhas.

Última edição

Opinião