Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Patrocínio – Jurista
João Patrocínio
Jurista

Gastrono.minhas

O Leitão do Barro

4 de dezembro de 2022
Partilhar

Para ser verdadeiro, enquanto referência da gastronomia de Loures, o Bom Leitão está naquela mesma rua “desde o século passado”.
Mais propriamente desde 1999, João Caeiro e a sua esposa Ana abriram o Bom Leitão ali mesmo na localidade onde residem, no Barro. Não exatamente no mesmo local, - onde se encontram atualmente e desde 2010 – mas sim do outro lado da rua.
O João está ligado à hotelaria do concelho de Loures desde tenra idade, quando chegou de Vila Viçosa, e é uma figura carismática bem conhecida desde os tempos em que se iniciou na Cervejaria Eurico, mas fundamentalmente da Pastelaria Didu na Flamenga, onde esteve 28 anos.
Em 1996, este “Calipolense” abraça por conta própria o restaurante “a Ponte” na Ponte de Frielas, com cozinha tradicional e ali permanece até 1999.
É precisamente nesse ano, que o seu enorme gosto por leitão e algumas ligações familiares a Sangalhos, na região da Bairrada, o lançam na aventura de abrir uma casa apenas dedicada a esta especialidade, já que nos arredores de Lisboa existiam muito poucas casas a servir Leitão.
Investiu assim na técnica de preparação, assadura e na qualidade dos leitões, que desde o primeiro dia são oriundos de Montemor-o-Novo, e fornecidos pelo mesmo produtor.
E de facto, a qualidade deste leitão é irrepreensível.
O tempero da carne e o estaladiço da pele, assada no ponto certo, explicam a razão pela qual esta casa permanece uma referência procurada há décadas por famílias em várias gerações.
Acompanha com a tradicional batata frita em rodelas finas feita na hora e salada mista com uns saborosos tomates saloios e não pode faltar o vinho frisante, disponível em diversas opções.
Para fechar, nada como uma sobremesa tradicional da casa, apresentada num porquinho de barro recheado com um especialíssimo doce de ovos e amêndoas.
Tratando-se de um restaurante de leitão, não existem na carta muitas opções alternativas mas sempre se dirá que as poucas apresentadas são de qualidade.
Um bacalhau ou polvo à lagareiro, e açorda de gambas, constam da parte do peixe, e o extraordinário Bife Especial na frigideira, ou mesmo o bitoque, são alternativas na carne.
Já nos vinhos e espumantes existe uma variada lista à escolha, bem como nas sobremesas.
Se ainda não conhece, está na hora de experimentar este leitão com história.
De assinalar que, com a entrada do mês de dezembro, o Take Away é sempre uma opção a ter em conta para apresentar em casa nas festas familiares que se avizinham.
O João e a Ana são uma simpatia e merecem a vossa visita.

Última edição

Opinião