Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Patrocínio – Jurista
João Patrocínio
Jurista

Gastrono.minhas

CORCEL

9 de janeiro de 2023
Partilhar

É sempre com alguma nostalgia que regressamos ao Bairro onde crescemos.
Assistir às mudanças, rever rostos envelhecidos e verificar também que ali habitam pessoas novas, e que o comércio todo ele mudou.
Mas no meu Bairro há algo que permanece desde que o conheço, o ano em que para ali fui com apenas 5 anos de idade.
Falo-vos do Corcel.
Com efeito, este Restaurante de comida tradicional Portuguesa, encontra-se naquele mesmo local desde 1973.
Durante todo este período e pelas mãos da Família Azevedo, ali serviu várias gerações que habitaram este Bairro dos arredores de Loures e criou amigos e clientes de todos os lugares.
A “galopar” na Flamenga há quase 50 anos, o Corcel, fez recentemente uma pausa, e aproveitou para proceder a algumas pequenas alterações e criar energias para uma nova corrida.
Assim, as rédeas deste estabelecimento passaram para outras mãos.
A nova Gerência, constituída por Paula Lavado e seu cunhado Carlos Silva, procurou, desta forma não quebrar de forma abrupta com velhos hábitos a que os velhos clientes se habituaram.
A Paula nunca havia trabalhado em restauração, mas a experiência do Carlos – empresário do ramo – encorajaram-na a lançar-se nesta aventura.
E assim, apostaram em manter fiel algumas das imagens de marca do Corcel, designadamente, alguns pratos da Ementa.
Para tanto, contaram com a colaboração da anterior proprietária e chef de cozinha Dina Azevedo, que durante algumas semanas, se dispôs a passar algumas das receitas de sucesso da casa.
Uma delas é o famoso Bacalhau à Corcel, mas que vem acompanhado de outras antigas estrelas, como os Choquinhos à Corcel, as Lulas à Sevilhana, ou mesmo os Panadinhos de perú, entre outras.
Contudo, o espírito de mudança da nova gerência procura também introduzir novas referências na sua carta. E assim, introduz diariamente vários pratos de cozinha tradicional portuguesa, desde a Carne de Porco à Alentejana, Feijoada à Transmontana, Mão de vaca com grão, Arroz de polvo, Caldeirada de Chocos ou Carapauzinhos com açorda entre outros.
De salientar que, como especialidade, aos Domingos serve um Cozido à Portuguesa
Em suma, para além da ementa fixa, oferece sempre duas opções na ementa diária. Uma de carne e outra de peixe.
Hoje, optei por uma Jardineira de vitela, bem apaladada e com carne tenra como se deseja e terminei com uma saborosa Mousse de Manga, extremamente bem ligada.
O Corcel serve uma cozinha tradicional Portuguesa descomplicada, num espaço despretensioso e acolhedor, numa dimensão familiar.
A sua carta, o serviço rápido e os preços equilibrados aconselham assim a uma visita.

Última edição

Opinião