Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Patrocínio – Jurista
João Patrocínio
Jurista

Gastronomia

FALEMOS DE ESPECIALIDADES

4 de janeiro de 2021
Partilhar

Apresentar aos leitores deste jornal o primeiro artigo do ano novo não é fácil, fundamentalmente, quando o ano 2020 foi tão nefasto para os estabelecimentos de restauração. Aqueles em torno dos quais a nossa rubrica mensal se reporta.

Com efeito, uma rubrica que pretende dar nota do melhor que o nosso concelho tem nessa vertente, como que, fica aniquilada quando aqueles que procuram mostrar o seu trabalho se encontram inseguros quanto ao futuro.

Falamos da generalidade dos estabelecimentos do nosso concelho, mas particularmente daqueles que, com projetos recentes e ainda pouco consolidados, nestes tempos têm vindo a sofrer mais com esta pandemia.

É, pois, para estes que pretendemos dar uma palavra de coragem e de resiliência, de forma a que não desistam e encarem com esperança este novo ano acabado de despontar.

Esta nota assenta no exemplo de outros que, sempre acreditaram no futuro ao longo do seu largo percurso apesar de várias adversidades da vida e criaram a sua marca.

Aqui chegados, deixem-me partilhar convosco dois exemplos de perseverança que há mais de 50 anos e sempre na linha da frente com o seu produto de excecional qualidade e o qual muito honram, mantêm ao longo dos anos a mesma receita de sucesso.

Nem todos entenderão o que procuro aqui demonstrar, talvez porque “gostos não se discutem”, mas não tenho a menor dúvida em afirmar a qualidade extrema destas duas especialidades que quero partilhar nesta entrada de ano de 2021.

Falo, simplesmente, do melhor Bolo-Rei e do melhor Frango Assado que existem na cidade de Loures e que continuam a honrar o seu produto há várias décadas.

São duas casas emblemáticas a que me refiro e que cada uma à sua maneira, têm vindo a conseguir manter intocáveis estas duas assinaláveis imagens de marca sempre com a mesma gerência há mais de 50 anos.

A Pedroguense, que desde sempre apresenta a mesma qualidade na consistência da massa e na riqueza do recheio, o que a par da calda e ingredientes com que é revestido o tornam, não apenas numa obra de arte como, numa especialidade inimitável na sua época.

E depois, a Churrasqueira ideal, que consegue com simplicidade e sem pretensiosas invenções, oferecer diariamente o mais suculento e saboroso frango no churrasco naquilo que é o ponto certo de grelha e na melhor essência de um molho único e de que me lembro de alguma vez ter comido e provavelmente um dos primeiros serviços de Takeaway do concelho de Loures.

Como devem imaginar, por estes dias de festividade não deixei de privilegiar o comércio local e de procurar ter em casa os melhores produtos daquilo que é nosso mesmo recorrendo ao takeaway.

Esta é a minha mensagem para todos os que nestes tempos atravessam dificuldades:

Não se deixem reduzir nem deixem de ser originais.

Procurem aquilo em que são verdadeiramente bons e não se limitem a seguir o básico daquilo que outros já fazem.

Não deixem de procurar reinventar-se e de mostrar aquilo que são as vossas verdadeiras especialidades.

 

A Pedroguense

Rua da República 47, 2670-473 Loures

219 830 095

Aberto todos os dias

 

Churrasqueira Ideal de Loures

R. Guilherme Henrique Soromenho 6, 2670-457 Loures

219 831 017

Encerra às segundas - Take-away e delivery

Última edição

Opinião