Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Patrocínio – Jurista
João Patrocínio
Jurista

Gastronomia

DESISTIR ou RESISTIR

5 de fevereiro de 2021
Partilhar

É com alguma emoção que vos escrevo esta crónica mensal de fevereiro.

Não é fácil, termos uma rubrica que pulsa com a atividade dos restaurantes do concelho de Loures e da demonstração da sua imensa qualidade e bom serviço, e nada ter para apresentar.

O que é certo é que a dura realidade nesta altura, em vez de portas abertas em pleno funcionamento, apresenta-nos restaurantes encerrados por tempo indeterminado a recorrer aos apoios do estado, que chegam tarde e a más horas, outros a tentar a reinventar-se reduzindo o seu investimento na incerteza do regime do Takeaway e diminuindo, por isso, a oferta, - o que necessariamente gera menos procura –, e inclusive outros a tentar procurar saídas alternativas, gerando parcerias com outros estabelecimentos como forma de rentabilizar os custos de operação.

É triste ver a nossa restauração a ser um dos setores mais altamente penalizados nesta conjuntura pandémica e de grande preocupação que todos vivemos e na qual os números de infetados sobem de forma assustadora, originando óbitos em dimensões nunca antes vistas.

São tempos de extremo cuidado, tempos de contenção e necessário recolhimento em que devemos reduzir ao mínimo essencial os contactos sociais e as permanências no exterior.

Devemos todos ficar em casa e privilegiar as compras online neste “novo normal” que estamos a experienciar.

E a restauração local deve estar na nossa linha de prioridades. É nosso dever, dentro das nossas possibilidades, ajudar a sobreviver os estabelecimentos do concelho, encomendando algumas das nossas refeições em regime de takeaway ou de entrega ao domicílio.

E não há desculpas por taxas adicionais, na medida em que o Município de Loures dispõe de uma parceria com a COOPTAXIS que realiza as entregas gratuitas em toda a área do concelho.

É fundamental a nossa ajuda nesta altura para que possamos, num futuro que desejamos próximo, continuar a desfrutar na plenitude de toda a riqueza gastronómica que os restaurantes do concelho de Loures têm para nos oferecer.

Vamos todos juntos dar o nosso contributo para que todos eles, em vez de DESISTIR, encontrem energias para RESISTIR.

Apelamos assim aos nossos leitores para criarmos o R que todos precisam para mudar a atitude.

R de Resistência, R de Resiliência, R de Reinvenção, R de RESTAURAÇÃO!

Última edição

Opinião