Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Patrocínio – Jurista
João Patrocínio
Jurista

Gastrono.minhas

ENTASCATE

2 de outubro de 2022
Partilhar

Bem no centro da cidade de Loures numa rua sem trânsito e com um deck de esplanada privilegiado, - onde até há bem pouco tempo funcionava um restaurante – abriu em abril deste ano o ENTASCATE.
Depois de uma vasta experiência adquirida em diversos estabelecimentos de restauração, João Bastos realizou o sonho de abrir o seu próprio estabelecimento.
Chegou a Lisboa, vindo de Ermesinde, para obter formação na Escola de Hotelaria e Turismo e mais tarde estagiar no Four Seasons Hotel Ritz.
A sua aventura na restauração inicia-se na cozinha de um restaurante em Almada, e mais tarde já estava a chefiar outra cozinha, desta feita no Chiado, onde permaneceu 6 anos.
A sua proximidade com Loures, onde reside, permitiu-lhe chegar à conclusão que nela faltava uma casa de petiscos diferentes onde consumir refeições ligeiras acompanhadas de uma cerveja ao fim da tarde.
E dessa forma, idealizou o seu conceito de petiscos simples a que incute o seu estilo pessoal procurando assumir-se como alternativa ao existente.
Uma das suas especialidades é a Francesinha, que fiz questão de experimentar e que se revelou muito agradável, com carne e enchidos de qualidade e um molho bem estruturado.
Depois aceitei a sugestão do Chef e provei uns Ovos Rotos, - um prato de batata frita, presunto e ovos estrelados -, a que se seguiu um Doce do Chef.
Uma sobremesa surpreendente, muito equilibrada e que consiste, nada mais nada menos, do que um leite creme com pêra bêbeda e amêndoas, aromatizada com hortelã.
A lista do Entascate não é muito extensa, mas com boas escolhas.
Para além das especialidades que atrás referi, recomendam-se os Preguinhos, feitos em pequenos pães Bijou, com carne Açoreana, que aliás, se encontra presente em todas as alternativas de carne bovina.
Depois, temos o incontornável Pica Pau, as Moelas, os Ovos com Farinheira, as Alheiras, as Bifanas e os Bitoques, e sem faltar os Pimentos Padrón, entreoutras coisas que possam resultar da inspiração do Chef.
Aliás, é esta inspiração que nos permite anunciar que brevemente irão ser introduzidas novas especialidades na carta, e que naturalmente aqui não podemos revelar.
É este o espírito inovador do João. Pessoa afável e de sorriso fácil, que, com a sua arte e simpatia, conseguiu criar um espaço de referência onde os clientes se juntam aos finais de tarde para petiscar, mas também para fazerem outras refeições na esplanada ou mesmo no interior.
Se ainda não conhecem, façam uma visita ao Entascate e experimentem as suas especialidades.

Última edição

Opinião