Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Patrocínio – Jurista
João Patrocínio
Jurista

Gastronomia

Dom Alvito

9 de janeiro de 2022
Partilhar

Aproveitando para desejar um excelente ano de 2022 a todos os nossos leitores, gostaria de iniciar esta nova temporada dando-vos a conhecer o Dom Alvito.

Este restaurante, aberto desde fevereiro de 2018, nasce do sonho de um antigo empresário da construção civil, Vitor Domingues e de sua esposa Fátima, - ainda que de início algo contrariada -, decidem lançar-se nesta aventura da restauração.

Assim, aproveitam os conhecimentos na área da construção para, com o apoio dos filhos, um se lançarem na transformação de um antigo café naquele que hoje é o seu acolhedor espaço de restauração.

Um espaço de conceção moderno e funcional, com uma decoração simples, mas elegante, fruto da formação dos filhos do casal, um engenheiro civil e uma arquiteta, que se encarregaram de conferir ao estabelecimento uma personalidade muito própria, inclusive na escolha do nome que encontraram para estilizar o nome de Vitor.

Desde o início que se lançaram nas carnes grelhadas, particularmente da vazia, e que nos mais diversos cortes tem disponível diariamente, mas foi na sua grande aposta, o Leitão assado à Bairrada, que se especializaram.

É o próprio Vitor Domingues que prepara os leitões que depois há-de assar no forno com vista para a sala.

De excelente sabor e consistência o leitão do Dom Alvito, e que é servido muito estaladiço, - traz como acompanhamentos batata frita em finas rodelas e salada -, tem vindo a ganhar fama entre os clientes aos longo destes poucos anos de existência.

Recebe-nos com umas excelentes chamuças e rissóis de leitão e tem sempre à escolha várias opções de vinho frizante que harmonizam na perfeição com estas especialidades.

Outra das suas especialidades são as inúmeras e sempre variadas sobremesas.

Sim, as sobremesas que Fátima Domingues prepara de forma superior, tanto na qualidade como na apresentação, e que as torna tão únicas e diferentes com um requintado bom gosto.

Desta vez experimentei uma pavlova com gelado e caramelo salgado de chorar por mais, mas também aconselho o petit gateaux e a torta de laranja.

Apesar de, como os seus colegas de restauração em geral, ter sofrido muito com as consequências da pandemia, este casal tem vindo a saber aguentar-se firme com algumas vicissitudes, em parte com a grande procura que o seu produto tem durante todo o ano em take-away, mas principalmente em épocas festivas e em que não dá mãos a medir com as encomendas.

Recomendo assim uma visita a este agradável espaço onde o simpático casal sabe muito bem receber.

Última edição

Opinião