Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Patrocínio – Jurista
João Patrocínio
Jurista

Gastronomia

Giosário

3 de dezembro de 2021
Partilhar

Com vista privilegiada sobre o Parque da Cidade, o Giosário convida à fruição das suas especialidades num ambiente simples e elegante, com uma iluminada sala espaçosa e uma esplanada convidativa.

Aqui, Giosário é sinónimo de fusão entre os sabores italianos e a comida portuguesa, mas resulta diretamente da fusão entre dois nomes. O de Giorgio e de Rosário. Tudo fruto de uma extraordinária história de amor fez com que um Genovês e uma Portuguesa se apaixonassem num casual encontro numa câmara frigorífica das cozinhas do Hotel de Lisboa onde ambos trabalhavam.

Este “choque térmico” deu-se em 2000, e desde então não mais se largaram, sendo que a paixão pela comida agigantou aquela que imediatamente sentiram um pelo outro e empreenderam então esta perfetta fusão para a vida e para os negócios, bem demonstrada nos pratos que criaram na sua carta.

Aqui, desde 2019, procuram unir o melhor da comida italiana e portuguesa. E conseguiram.

Foi isso que nesta edição quis aqui partilhar convosco, alguns dos pratos que refletem essa perfeita fusão.

Assim, da ementa de hoje não resisti a provar o magnífico Chocotto, e que não é nada mais nada menos do que um risotto de choco na sua própria tinta, e que acompanha com tiras de choco frito à setubalense. Tudo numa combinação deliciosa, em que o choco é muito tenro, bem estufado com cebola e tomate.

Logo de seguida, fui muito bem aconselhado pelo Chef Giorgio a experimentar a Tagliata de Lombo de Novilho em cama e legumes salteados. Devo dizer que esta posta é fatiada e servida mal passada, apresentando-se no entanto, muito macia e suculenta e em perfeita combinação com a variedade de legumes bem temperados e no ponto certo.

Para terminar, experimentei o bolo de bolacha da Chef Rosário, sem café e com topping de caramelo salgado. Uma verdadeira delícia.

Aqui no Giosário sou particularmente apreciador das suas pizzas. A sua massa fina e estaladiça serve de base a uma variedade de ingredientes de qualidade e muito bem confeccionada em forno de lenha. Confesso que a minha favorita é a Sfiziosa, e à qual peço sempre para acrescentar alcachofras.

Outra especialidade que não posso deixar de referenciar é o Farófiamisu. Uma explosiva mistura de farófias com Tiramisu e que não podem perder na vossa próxima visita.

Todos os dias os pratos de fusão variam, mantendo no entanto a ementa fixa com massas e pizzas, bem como entradas e petiscos. O serviço é rápido e o atendimento profissional por parte da equipa.

Não podemos deixar de evidenciar, por fim, a simplicidade e simpatia deste casal que tão bem sabe receber e que merece a sua visita.

Última edição

Opinião