Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Calha – Consultor Informático
João Calha
Consultor Informático

#vamostodosficarbem

Ferramentas para teletrabalho

5 de abril de 2020
Partilhar

Com a pandemia da covid-19, muitas foram as pessoas em todo o mundo que tiveram de mudar para o regime de teletrabalho e a ficar em casa. As empresas tiveram de se adaptar e arranjar ferramentas para que os seus colaboradores continuem a exercer as suas funções a partir de casa.

Aqui vos deixo algumas ferramentas para conseguirem executar as vossas funções através de casa da melhor maneira:

Para quem pretende criar, editar e partilhar documentos, o GOOGLE DOCS é uma excelente solução.

O GOOGLE DOCS permite, criar, editar, salvar, exportar e importar, documentos tais como, texto, apresentações, folhas de cálculo e formulários, tudo através da Cloud, local onde é automaticamente gravado de 10 em 10 segundos.

Uma das grandes vantagens do GOOGLE DOCS é que pode colaborar nessa criação ou edição de documentos, seja em ambiente de Windows ou Mac.

Ao nível das videochamadas em grupo, para além do famoso SKYPE, deixo-vos 2 boas soluções com planos grátis:

A aplicação ZOOM é uma solução perfeita para quem está em teletrabalho, porque permite criar e agendar reuniões, com 1000 participantes no máximo.

A aplicação permite também a partilha de ficheiros de diversas extensões e de uma forma segura.

Para entrar numa reunião, nem é necessário efetuar nenhum registo, bastando apenas inserir a ID e senha da reunião criada por alguém que está registado.

O plano grátis tem videochamadas de 40 minutos de duração.

Site para download: https://zoom.us/

Outra solução para videochamadas é a JITSI MEET, uma aplicação que lhe permite conversar em grupo com toda a sua equipa, através de telemóvel ou computador. A JITSI é uma aplicação gratuita, muito fácil de utilizar, sem latência e com um limite de 50 pessoas em conjunto.

Esta plataforma disponibiliza a gravação e partilha das chamadas e não tem limite de tempo para a videochamada.

Site para download: https://meet.jit.si/

Disponível para Android e iOS.

Para o acesso remoto a outros dispositivos, a melhor solução é mesmo o TEAMVIEWER, uma excelente ferramenta para quem precisa de fazer assistência a computadores à distância ou mesmo para quem precisa de aceder ao seu computador do trabalho.

Basta instalar a última versão do TEAMVIEWER, e depois partilhar a sua ID e SENHA respetiva e assim permite a assistência remota ao seu computador.

Site para download: www.teamviewer.com/pt-br/

Quanto às tarefas das equipas de trabalho e sua divisão, nada melhor que a aplicação TRELLO.

Esta aplicação serve para criar, atribuir, concluir e comunicar tarefas, conseguindo ter uma noção do progresso dos mesmos.

É uma ferramenta muito útil, que possibilita às empresas com muito fluxo de trabalho, a criação de projetos e permite que cada utilizador saiba quais são as etapas que faltam finalizar em cada um deles.

Site para download: https://trello.com/

Disponível para Android e iOS.

Para finalizar, quero deixar apenas uma dica simples, sempre que estejam a trabalhar em videochamadas, utilizem a internet por cabo e não o WiFi, porque tem sempre mais quebras de linha.

Última edição

Opinião