Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Alexandre – Músico e Autor
João Alexandre
Músico e Autor

Ninho de Cucos

Twenty One Pilots - Scaled and Icy

5 de junho de 2021
Partilhar

Os Twenty one Pilots são uma banda americana de Columbus no Ohio, formada em 2009 por Tyler Joseph nas vozes, guitarras e teclados, Nick Thomas no baixo e teclados e Chris Salih na bateria, amigos de faculdade. O nome da banda é inspirado no dilema de um homem responsável pela morte de 21 pilotos na segunda guerra mundial.
Foi com esta formação que a banda lançou em 2009 o homónimo álbum estreia e realizou o primeiro tour no seu estado do Ohio.
Nick e Chris deixariam a banda pouco depois, tendo entrado apenas um elemento, Josh Dun para a bateria.
É então em duo que os Twenty One Pilots desenvolvem a sua carreira até ao momento. Praticantes de um estilo musical alternativo que cruza tendências desde o hip hop/rap até ao indie pop rock e à música eletrónica, cedo a banda angariou muitos jovens fãs com o clique do 2º álbum, “Regional at best”, lançado em 2011, momento em que o interesse de diversas editoras culminou na assinatura de contrato com a Atlantic Records, via subsidiária Fueled by Ramen.
Os Twenty One Pilots, contam com 7 álbuns editados, um dos quais “ao vivo”. Um dos pontos altos da carreira foi atingido com o álbum “Blurryface” e a consequente atribuição dos prémios mais prestigiados da Billboard, imprensa alternativa, radio e MTV.
“Scaled and Icy”, o trabalho editado em Maio passado, durou perto de 2 anos a ser concretizado.
O press release de “Scaled and Icy” apresenta a seguinte descrição:
“Escrito e na sua maioria produzido por Joseph, ao longo do último ano em isolamento no seu estúdio caseiro, com a contribuição das baterias de Dun para o álbum, "Scaled And Icy" é o produto de várias sessões virtuais de longa distância e revela a fase de processamento pela qual a dupla teve de passar ao nível das suas rotinas, assim como das emoções predominantes de 2020 - ansiedade, solidão, tédio e dúvida. O duo norte-americano teve de abdicar das sessões normais de estúdio, mas alcançou todo um novo nível de introspeção ao longo desse processo, adotando uma abordagem mais criativa e ousada nas suas composições…”
Na verdade o que se nota mesmo mais neste novo trabalho é um evidente apelo à dança e canções menos sombrias que nos registos anteriores, comprovada até pela estética rosa e azul que inunda os videoclips e toda a imagem da banda. Muito menos “emo” e bem mais pop e indie saltitante.
Foi intencional! Tyler não estava interessado em aparecer com registos sombrios em tempos de pandemia e a ideia de escapar era bem mais atraente.
O casamento e a paternidade de Tyler, o líder da banda, ajudaram o clima. Daí este resultado numa música mais leve que o habitual e sem o compromisso da diversidade musical entre faixas, dos álbuns prévios.
“Good days”, o tema que abre o disco, fala em ter um dia bom mesmo nestes tempos de dificuldades e pessimismo.
“Choker”, um dos singles e tema que se segue, retrata um fracassado, capaz de ainda assim, ver um lado positivo da vida mantendo a esperança nele próprio.
“Shy away”, 1º single extraído de “Scaled and Icy”, em ambiente de pop eletronica acelerada e dançante.
“The Outside” que nos remete para os Daft Punk e os Hot Chip.
Muita dança, alegria e cores vivas percorrem este disco, feito com uma competência inquestionável e produção cuidada, na maioria a cargo do próprio Tyler Joseph.
“Scaled and Icy”, música de verão!

Última edição

Opinião