Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Alexandre – Músico e Autor
João Alexandre
Músico e Autor

Ninho de Cucos

Lucy Dacus - Home Video

4 de julho de 2021
Partilhar

“Home Video” é o terceiro disco de Lucy Dacus, cantora e compositora de um indie folk pop rock daqueles que não engana. A jovem cantora, nascida há 26 anos no estado americano da Virgínia viu o seu novo disco chegar aos escaparates no dia 25 de junho, através da Matador Records, três anos depois do aclamado “Historian”, de 2018.

O primeiro tema de “Home Video” a ser conhecido foi “Thumbs”, considerado pela revista “Rolling Stone” uma “balada esmagadora”.

O disco, autobiográfico, sobre a passagem de Lucy Dacus à idade adulta e segundo a própria, sobre a capacidade de superar versões anteriores de si mesma, contém marcas de uma juventude em certa medida condicionada pela igreja e líderes religiosos conservadores, dispostos até a apagar todas as canções menos “a preceito” do ipod de uma adolescente.

Em declarações à imprensa Lucy Dacus fez a sua reflexão: “... grande parte da vida passa pela mudança e em dizer adeus, mesmo que não queiramos. Agora, sempre que vou a lugares que costumavam ser importantes para mim, parece que estou a invadir o passado. Sei que a minha versão adolescente não me aprovaria agora e isso é doloroso e causa constrangimento, mesmo que intelectualmente eu goste de quem eu sou e da minha vida”.

O vídeo do tema “Hot & Heavy” foi dirigido por Lucy, anteriormente estudante de cinema, na sua cidade natal, Richmond.

Lucy Dacus, entusiamada quis incluir algumas das filmagens caseiras que o pai fez dela enquanto crescia e visualizar o momento em que refletiu pela primeira vez sobre sua infância, eventualmente o momento em que a infância acabou. “...Sinto que houve uma mudança difícil quando comecei a lançar música, quando a minha identidade passou de um projeto pessoal para algo exposto publicamente...Posso ter abandonado a escola de cinema, mas ainda adoro fazer filmes e diverti-me muito com este”.

As onze canções do álbum foram gravadas no Trace Horse Studio, em Nashville e contam com a colaboração de Phoebe Bridgers e Julien Baker, colegas de Lucy no projeto Boygenius.

Percorre um espetro sonoro que vai das baladas folk doces baseadas na guitarra acústica até ao indie low-fi mais cerrado. Os temas “Hot & Heavy”, “Christine”, “First time”, “Vbs”, “Thumbs” e “Brando” certificam com selo de qualidade e prazenteira escuta este “Home Video” de Lucy Dacus, na senda de artistas como Cat Power, Angel Olsen e Torres.
Lucy Dacus terá uma longa tournée de julho a outubro na América, com datas anunciadas para a europa, em 2022, até ao momento sem contemplar Portugal.

Última edição

Opinião