Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Alexandre – Músico e Autor
João Alexandre
Músico e Autor

Ninho de Cucos

Dinosaur Jr. - Sweep It Into Space

2 de maio de 2021
Partilhar

Os Dinosaur Jr. são uma banda americana do estado de Massachusetts, formada em 1984 por J. Mascis (guitarra e voz), Lou Barlow (baixo e voz) e Murph (bateria). São sobreviventes legítimos do rock alternativo americano pré-grunge. Em conjunto com os Sonic Youth e os Pixies, são provavelmente os maiores responsáveis pelas inúmeras bandas de grunge e rock alternativo que surgiram nos anos 1990 por todo o mundo.

O mix de guitarras distorcidas pela saturação das válvulas dos amplificadores até ou à beira do feedback, foi sempre a imagem de marca deste trio ruidoso que encerrou atividades em 1997, por excesso de protagonismo do líder J. Mascis e consequente saída de Barlow para formar os Sebadoh e outros projetos.

De certa forma acabou por ser surpreendente o retorno do trio em 2005 na sua formação original, tendo desde então lançado mais 5 trabalhos, sendo “Sweep It Into Space” o que foi lançado no passado mês de abril e sobre o qual aqui nos debruçamos.

Relativamente a “Sweep It Into Space” que se desengane quem esperar algo de novo por parte dos Dinosaur Jr. Eles não mudaram, mantendo algum ar de rock juvenil nas melodias vocais mais ou menos doces e ingénuas de Mascis auxiliado por Barlow e o poder abrasivo das guitarras e do trio como um todo.

Esta fusão está aprimorada e repetem-se frases de guitarra ao nível das melhores da carreira e canções com refrões fortes, com as devidas distâncias perante o estilo musical de que aqui falamos.

Por vezes, a escuta dos Dinosaur Jr. remete-nos para um tempo pré-histórico. Não há hoje muita música assim, pouca sofisticada, bruta mas ainda assim apaixonada num jeito meio tosco, carregado de honestidade, ou não!

Uma das canções mais sintomáticas deste mood da banda é “Garden”, precisamente com a voz de Barlow e com um vídeo oficial gravado na neve onde a banda terá “rapado” muito, muito frio.

A produção a cargo de Kurt Vile, adepto confesso do grupo é competente, discreta, com a mais valia de adicionar os pormenores de uma harmonia, uma guitarra dedilhada, um piano tímido, o quanto baste para conferir ao disco um tom um pouco mais romântico.
“Take It Back”, é disso exemplo e chega a parecer uma canção pop dos anos 60.

“I Ain’t”, “To Be Waiting”, “And Me” são outros fiéis exemplares do som clássico Dinosaur Jr.

Com capa do pintor alemão Andy Hope, este não é um disco genial nem para todas as pessoas mas a música também é feita destes trabalhos sólidos e de carreiras como a dos Dinosaur Jr. na sua assumida veterania ativa.

Última edição

Opinião