Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Alexandre – Músico e Autor
João Alexandre
Músico e Autor

Ninho de Cucos

The War On Drugs - I Don’t Live Here Anymore

6 de novembro de 2021
Partilhar

Desde 2016, uma das bandas repetidamente cabeça de cartaz e protagonistas dos maiores festivais mundiais de música e considerada por muitos como a banda rock n´roll sec XXI, The War On Drugs, acaba de lançar o seu 5º álbum de originais, “I Don’t Live Here Anymore”.

A banda de Filadélfia, formada em 2005 pelo líder Adam Granduciel carrega neste trabalho a intenção declarada na apresentação para as plataformas de streaming sobre o que a diferencia, ou seja acabar com as divisões dentro do Rock, fazendo um som que sintetiza, Folk, Indie, Noise, Arena, Psicadelismo e Soft e mais, segundo as próprias palavras: “…eliminando os espaços entre o underground e o mainstream, entre o obscuro e o antémico”.

A intenção não deixa de ser arriscada e pode até considerar-se algo pretensiosa mas na verdade vai de encontro ao que os War On Drugs tèm construído ao longo da carreira e a essa característica, de mesclar o Rock Clássico com elementos mais alternativos. Há outras bandas nesta categoria mas poucas o assumem frontalmente.

Em “I Don’t Live Here Anymore”, os War On Drugs estão mais próximos até do mainstream que do som alternativo.

Os dois primeiros discos, “Wagonwheel Blues”, de 2008 e “Slave Ambient,” de 2011, apareceram muito marcados pelo estilo Dylanesco de cantar de Granduciel e um cruzamento de guitarras ruidosas com harmónicas.

Em “Lost In the Dream”, de 2014, a obra-prima que catapultou a banda para outro patamar, o som dos War On Drugs tornou-se mais limpo e cristalino e no entanto bem mais denso com adição de das texturas dadas pelos teclados dos anos 80 e solos de guitarra marcantes e épicos nos temas longos que compõem este álbum.

“A Deeper Understanding” de 2017, é a continuação da fórmula adoptada em “Lost in the Dream” talvez com menos de brilhantismo mas ainda assim capaz de conquistar o Grammy de Melhor Álbum rock e consolidar a reputação da banda.

O disco novo, lançado a 29 de Outubro, não traz propriamente grandes mudanças ou inovações na sonoridade ou estilo geral dos War On Drugs. Nem sequer disso haveria necessidade tal o conforto transmitido pela banda.

As métricas das letras encaixadas nas melodias como Bob Dylan sempre fez, estão lá e os 3 anos de gravações nos melhores estúdios da America com o detalhe, complexidade e pormenores dos discos anteriores, também. Nem sequer os temas agora mais curtos dispensarão as pedaleiras gigantes carregadas por 2 roadies nos seus concertos que Adam Granduciel sempre utiliza.

As letras continuam carregadas de desespero e frustração e mesmo que Adam Granduciel diga que o nascimento do filho lhe trouxe uma atitude mais positiva face à realidade em geral, não é isso que transpira na audição de “I Don’t Live Here Anymore”.

Simplesmente, há nestas canções mais estádio, mais Pop, mais Springsteen, Tom Petty, U2 ou REM e até piscadelas de olho ao Synthpop.

O tema título é um hit imediato no qual se junta o duo de cantoras Lucius e os temas bem longos são agora cortados por fade outs alguns dos quais parecem porventura um pouco precipitados.

“Living Proof”, o primeiro single, é um excelente tema conduzido em ritmo lento até ao momento em que um solo incrível leva a canção para outras paragens.

“Harmonia’s Dream” revela arranjos superioresl.

“Old Skin” e “Rings Around my Father´s Eyes” são mais duas pérolas a ter em conta e “Occasional Rain” encerra o disco de forma brilhante, delicada e emocionante.

Belo disco!

Segue-se a partir de meados deste mès, enorme tour pela America do Norte e Europa sem datas marcadas até ao momento para Portugal, possivelmente a aguardar integração no alinhamento de um dos festivais de verão 2022.

Última edição

Opinião