Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Alexandre – Músico e Autor
João Alexandre
Músico e Autor

Ninho de Cucos

Courtney Marie Andrews - Sold Flowers

3 de outubro de 2021
Partilhar

Courtney Marie Andrews é uma cantora e compositora norte americana de 30 anos natural de Phoenix no estado do Arizona.

Tendo começado a tocar guitarra e escrever canções aos 13 / 14 anos, quase de seguida se passou a apresentar ao vivo na sua cidade com o seu estilo folk despojado.

Corolário das suas primeiras experiências sónicas, surgiu em 2008 a estreia com o álbum “Urban myths”, gravado em casa com um computador e 2 pistas, uma para voz e outra para guitarra e alguns overdubs.

No ano seguinte passou a colaborar com a banda pop rock Jimmy Eat World assumindo os teclados e fazendo as segundas vozes e em 2011 mudou-se para Seattle para tocar guitarra com Damien Jurado, reputado artista da cena indie rock folk americana.

Courtney Marie Andrews continuou a editar discos a solo em 2009, 2010 e 2013 mantendo uma bitola elevada de qualidade nas suas composições e aceitação junto da crítica musical.

Foi durante uma longa estadia na Bélgica de quatro meses que começaram a ganhar forma, as canções de “Honest Life” , o quinto álbum e ponto de afirmação na carreira de Courtney Andrews.

Na ressaca de um desgosto amoroso e das saudades de casa, “Honest Life” conta a história das primeiras verdadeiras dores de crescimento de Andrews como mulher e o desejo de voltar para casa, para as pessoas que conhece e ama.

O álbum foi produzido inteiramente por Andrews no Litho Studios em Seattle com o engenheiro de som Floyd Reitsma e lançado em 19 de agosto de 2016 e acabou nomeado para um conjunto de prémios na área dos novos artistas country folk.

As vendas foram impulsionadas tal como a notoriedade da artista na América e Europa.

“May Your Kindness Remain” é o sexto álbum de Andrews e no seguimento de, “Honest Life”, é ainda mais apurada a sua escrita e composição, recorrendo, a cantora e compositora norte-americana, a orquestrações mais elaboradas e até mesmo a coros gospel para nos dar a sua visão muito particular do mundo e da música.

O álbum foi lançado em março de 2018.

Produzido por Mark Howard ( Lucinda Williams , Bob Dylan , Emmylou Harris , Tom Waits ) , foi gravado ao longo de oito dias numa casa alugada transformada em estúdio em Los Angeles, Califórnia. Além de Andrews na voz e guitarra / guitarra elétrica, o álbum conta com Dillon Warnek (guitarra), Daniel Walter (órgão, Wurlitzer, acordeão), Charles Wicklander (piano, Wurlitzer), William Mapp (bateria, percussão), Alex Sabel (baixo) e CC White (segundas vozes).

Galardoado e aclamado em todo o mundo “May Your Kindness Remain” é, segundo a própria, “… sobre a busca por uma vida maior e em que medida essa procura gera frustração e depressão nas pessoas. No fundo chegar a um acordo com a depressão e a realidade do mundo em que vivemos…”.

Em junho de 2018, a Rolling Stone nomeou “May Your Kindness Remain” como um dos 25 melhores álbuns country e americana de 2018. No Reino Unido o The Guardian nomeou-o como um dos 25 melhores álbuns de 2018.

“Old Flowers” de julho 2020, o sétimo e mais recente álbum editado por Andrews, recebeu aclamação imediata da crítica do The New York Times e foi classificado como 5 estrelas pelo The London Times.

Temas como o single "It Must Be Someone Else's Fault", “Burlap String”, “If I Told” ou o homónimo “Old Flowers” trazem à mente os clássicos de Bob Dylan, Joni Mitchell e a onda baladeira de Neil Young.

No entanto a voz límpida, clara e a mensagem de introspecção sem rodeios, são imagem da marca inconfundível de Courtney Marie Andrews.

Episódio curioso de “Old Flowers” é a história passada com Andrews em Lisboa quando em 2019 por cá passou para 2 concertos.

Numa noite, numa casa de fado, conheceu um poeta português, com quem travou uma amizade quase imediata. Noite dentro, Courtney cantou-lhe uma das suas canções e o poeta português recitou-lhe alguns poemas na língua portuguesa que obviamente Courtney não conhecia. Um deles chamou particularmente a atenção da cantora apesar de não entender uma palavra escutada quis saber do que tratava. O poeta traduziu o poema dizendo-lhe que falava sobre “Old Flowers”.

A escutar!

Última edição

Opinião