Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Alexandre – Músico e Autor
João Alexandre
Músico e Autor

Ninho de Cucos

STILL CORNERS - THE LAST EXIT

5 de fevereiro de 2021
Partilhar

Os Still Corners são um duo formado por Tessa Murray e Greg Hughes.

Conheceram-se numa estação de comboios em Londres e desse encontro acidental em 2007, nasceu o projeto Still Corners.

Ela, inglesa, na voz e teclas, ele, texano, nas guitarras e produção e que há alguns anos se radicara em Londres para tentar a sua sorte na música.

O seu primeiro trabalho, um EP em edição de autor, lançado em 2008, a que se seguiram dois singles, despertaram atenções de público e crítica especializada, vindo a banda a assinar um contrato com a reputada editora Sub Pop.

Em 2011 os Still Corners, nome retirado de um poema de Robert Frost, lançaram o seu 1º álbum “Creatures of an hour” e desde então, poderemos dizer, que este duo nos presenteou com discos sensíveis, de fácil audição, atmosféricos pela voz angelical de Tessa Murray condizente com os seus longos cabelos loiros, camadas de sintetizadores e guitarras etéreas por vezes com contornos psicadélicos.

Uma carreira consistente e em progressão é o que nos revela a sua discografia.

“Strange Pleasures” em 2013, “Dead Blue” em 2016, a partir daqui já na sua própria editora Wrecking Light Records e “Slow Air” em 2018 são discos marcados pelos sentimentos e completa vulnerabilidade da dupla, conceito que tem sido explorado com mestria no seu som synth pop leve, desde o primeiro álbum de estúdio da banda.

Três anos após o lançamento do último trabalho de originais, Hughes e Murray estão de volta com o novo “The Last Exit” lançado a 21 de janeiro passado.

Os Still Corners deixam de lado o exclusivo sónico das muitas camadas de sintetizadores para investir em temas acústicos e marcados pelo domínio das guitarras.

Canções que atravessam o rock dos anos 1980 e se cruzam com o mesmo som produzido pelos Mazzy Star no início da década de 1990, a que não é alheio o facto de se terem sediado no Texas há já alguns anos.

Esta mudança encontra-se patente precisamente em dois dos principais temas do novo disco, menos em “White Sands” e mais no tema-título “The Last exit”.

“The Last Exit” foi inspirado no deserto, como explica Greg Hughes: “Encontramos algo lá fora no deserto, algo nas vastas paisagens que duram para sempre. Há sempre qualquer coisa no final da estrada e para nós foi este álbum.

Os nossos planos ficaram em standby. Fomos forçados a parar tudo com a pandemia. Pensámos que o álbum tinha acabado, ou que não seria realizado mas com a crise consequente, encontrámos nova inspiração e recomeçámos a escrever”.

Esta “última saída” é uma bela entrada em 2021, pela banda que adora fazer gravações no campo, como publicado muito recentemente na sua página de facebook, https://www.facebook.com/stillcorners .

Os Still Corners têm prevista uma tour europeia em outubro de 2021 que para já não inclui qualquer data em Portugal. Mas será que se vai mesmo realizar? Seria a todos os títulos uma excelente notícia!

Última edição

Opinião