Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Alexandre – Músico e Autor
João Alexandre
Músico e Autor

Ninho de Cucos

Maximo Park - Nature always wins

7 de março de 2021
Partilhar

Os Maximo Park são uma banda de Newcastle, norte de Inglaterra, formada em 2003. O nome da banda foi adaptado de “Maximo Gomez Park”, um ponto de encontro em Havana de cubanos revolucionários.

Os Maximo Park integram a categoria das bandas rock psicadélico séc. XXI, com pitadas de guitarras britpop e um punhado generoso de abordagem “à la Strokes” muito característico do indie rock pós milénio.

Tornaram-se ao longo da sua carreira de quase 20 anos, uma presença assídua nos cartazes dos maiores festivais de música mundo fora, pela qualidade e energia dos seus concertos.

Acabado de ser lançado, o sétimo trabalho da banda “Nature Always Wins” confirma o talento de Tom English, Duncan Lloyd e do líder Paul Smith que assina a autoria das composições concebidas durante o isolamento social. No entanto, “Nature Always Wins” é um trabalho que tem na esperança o seu mote. Mais não fosse porque todos os integrantes do grupo se tornaram pais quase ao mesmo tempo e estarão irremediavelmente apaixonados pelos seus bebés.

Por aqui, neste conjunto brilhante de 12 temas não há lugar a pessimismos. É justo!

A produção, excelente, a cargo de Ben Allen, que já assinou trabalhos dos Animal Collective e dos Deerhunter, duas bandas desta mesma categoria a que nos aqui referimos, capacita boa parte das canções do álbum, de potencial para se tornarem êxitos indie rock, sem qualquer favor.

Após o retorno em setembro de 2020 com o tema “Child Of The Flatlands”, primeiro single que é no fundo uma narrativa sobre a sobrevivência em Newcastle, os Maxïmo Park anunciaram o lançamento do álbum “Nature Always Wins” para o dia 26 de fevereiro pela editora Polifica Inc.

“Estou muito feliz por termos feito este álbum durante o isolamento, pois tem sido um momento desafiador para todos”, disse Paul Smith. “Depois de quase 4 anos desde ‘Risk To Exist’, queríamos explorar um novo território musical (para nós) sem sacrificar as nossas reviravoltas melódicas e letras sinceras. Como sempre, nota-se a passagem do tempo, embora as canções contenham mais afeição pelo passado do que antes e haja sugestões ocasionais do momento turbulento e dividido em que vivemos”.

“Baby, Sleep”, segundo single é um número pop energético de ritmo quase afro, impulsionado por guitarras, sintetizadores e habilidosos versos de Smith sobre a privação do sono e a forma como isso pode distorcer a normalidade numa sociedade capitalista, uma canção que enaltece a paternidade e fala igualmente das suas agruras.

“Why Must A Building Burn” é outro grande tema baseado num piano épico, um tesouro pop de 3 minutos, assim como “The Acid Remark”, que poderia ter sido gravado em 1980 ou 2000, com as suas guitarras à Buzzcooks ou Strokes. Já “Versions of you” é bonita que se farta e tudo isto é motivo mais que suficiente para nos regozijarmos com o regresso dos Maximo Park, em apurada forma.

“Nature Always Wins” é exemplo de um belo trabalho de pop rock alternativo em 2021. Tem informação, conceito, pandemia, paternidade, guitarras, conhecimento de causa e o mais importante de tudo … grandes momentos.

Afinal, “Nature Always Wins”!

Última edição

Opinião