Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Alexandre – Músico e Autor
João Alexandre
Músico e Autor

Ninho de Cucos

Álbuns em destaque 2020

4 de janeiro de 2021
Partilhar

Como todos os anos acontece, também no Notícias de Loures apresentamos algumas das edições musicais que na nossa opinião se destacaram sem que tal constitua um “top”, uma lista fixa, fechada e sem recurso a discussão.

Não, não o é e nada assim é na arte!

Sem uma ordem específica aqui deixamos 5 sugestões de trabalhos editados neste muito conturbado ano de 2020 e que valem a pena.

 

Fiona Apple

“Fetch the Bolt Cutters”

8 anos depois Fiona regressa às edições com 13 temas diversificados e trabalhados ao longo de bastante tempo no seu home studio. O resultado é caoticamente muito bom. Primeiro estranhamos e depois …voltamos a estranhar. Há por aqui muitos estilos da pop ao jazz, do cabaret à lua, dos monólogos às harmonias sem fim. É difícil encontrarmos num só álbum tantos estados de espírito, tantas abordagens sonoras e no fim tudo continuar a fazer sentido.

 

Tame Impala

“The Slow Rush”

Kevin Parker soube muito bem como reinventar o som dos Tame Impala bastante colado ao rock psicadélico dos anos 70 e a correr riscos de descolagem. Fê-lo com mestria, modernidade e colagem em boa parte à pista de dança, sem ruptura total com o adn da banda.

 

Haim

“Women in Music Pt 3”

A devido tempo destacamos o terceiro álbum das Haim e em tempo de balanço não o deixamos de reforçar. “Women in music Pt 3” é um dos grandes trabalhos de 2020, apoiado na inspiração e veia criativa da vocalista e guitarrista Danielle Haim, uma das três manas da banda. “Woman in Music Pt 3” é um disco de catarse emocional que resulta em canções diferenciadas mas com um apelo pop irresistível, ao estilo dos Fleetwood Mac, Prince ou Tom Petty.

 

Fleet Foxes

“Shore”

“Shore” é o quarto álbum da banda de Seattle. Uma maravilha pop folk sofisticada, tão agradável quanto envolvente e parcialmente “cozinhada” em Portugal.
Está recheado de potenciais singles, dóceis aos ouvidos, este “Shore”, uma orquestra celestial que nos prende do princípio ao fim sem qualquer esforço.

 

Andy Shauf

“The Neon Skyline”

O músico canadiano Andy Shauf continua o seu desfile de canções pop folk rock com grande critério, letras inteligentes, com histórias, no caso de “The Neon Skyline” à volta do final de um romance e influências dos clássicos de Neil Young ou do mais recente Elliot Smith. The “Neon Skyline”, um quase trabalho conceptual e merece destaque de qualidade em 2020.

Última edição

Opinião