Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Alexandre – Músico e Autor
João Alexandre
Músico e Autor

Ninho de Cucos

Chvrches Screen Violence

5 de setembro de 2021
Partilhar

Os Chvurches, assim mesmo com “v”, são uma banda escocesa formada há 10 anos atrás pelo trio Lauren Mayberry, Martin Doherty e Iain Cook.

A uma cadência de lançamento média de 2 anos, acabam de editar o seu 5º álbum, 4º de originais “Screen Violence”.

Este novo disco encontra a vocalista Lauren e os seus colegas de banda a reflectirem sobre as expectativas da sociedade, dúvidas pessoais e o feminismo do clássico instantâneo “Good Girls” (tema que tem também uma remistura efetuada, imagine-se por John Carpenter) enquanto é debitado o seu habitual synthpop dançável.

“Adoro este disco e mal posso esperar para que o ouçam”, escreveu Mayberry nas redes sociais.

Entre os 10 temas de "Screen Violence" estão os singles "He Said She Said", o já referido "Good Girls" e ainda a colaboração com Robert Smith em "How Not to Drown".

“Screen Violence” curiosamente chegou a ser pensada como nome para esta banda, apresenta-nos uns Chvurches frescos, confiantes e quase juvenis musicalmente no apelo à dança mas com mensagem maturada nos 33 anos de Lauren e tudo isto num trabalho auto-produzido.

O título por si só é explicativo. Uma reflexão à volta da violência exercida constantemente sobre as pessoas, seja nos écrans de tv, nos telemóveis ou computadores, em filmes, notícias ou redes sociais.

Por momentos, durante a escuta do álbum, percebe-se alguma dramatização destes factos na voz de Lauren Mayberry, apoiados na atmosfera dos anos 80 criada pelos sintetizadores.

Robert Smith, um dos principai heróis musicais dos Chvrches, tem uma participação muito a preceito e na medida certa no tema “How Not To Drown”, dando precisamente ênfase e já agora o rosto no respetivo videoclip, ao mote “…não nos afogarmos no meio de tanta informação…”.

Com 40 datas marcadas para concertos a realizar sobretudo nos Estados Unidos da América, os Chvrches pós-pandemia estão com o fogo todo e em contínua ascensão.

A merecer a escuta!

Última edição

Opinião