Anuncie connosco
Pub
Opinião
Florbela Estevão – Arqueóloga e Museóloga
Florbela Estevão
Arqueóloga e Museóloga

Paisagens e Patrimónios

As encenações do poder no século XVIII

4 de janeiro de 2021
Partilhar

A povoação de Santo Antão do Tojal está ligada à edificação da Real Obra de Mafra essencialmente porque foi neste lugar que se realizaram as cerimónias da bênção dos sinos, celebrações religiosas presididas pelo primeiro patriarca de Lisboa, D. Tomás de Almeida. Os sinos em questão destinavam-se à basílica de Mafra, edifício que possui um conjunto de dois carrilhões, ou seja, uma série de sinos afinados musicalmente entre si que permitem tocar qualquer partitura musical. Com efeito, os carrilhões de Mafra são notáveis, comportando no total noventa e oito sinos, e são considerados os maiores do mundo.

Os sinos, fundidos na Bélgica em 1730, foram produzidos em duas oficinas distintas: os sinos do carrilhão da torre norte foram executados em Liège, nas oficinas de Nicolau Levache; enquanto que os sinos da torre sul foram produzidos em Antuérpia, na fundição de Willem Witlockx. A encomenda inseria-se perfeitamente, pela sua magnificência, na Real Obra de Mafra, símbolo máximo de grandeza de um rei absoluto que desejava equiparar-se a qualquer grande corte europeia.

Como é do conhecimento geral a encomenda régia aportou em Lisboa, subiu Tejo acima e entrou pelo rio Trancão aproveitando a maré-cheia, tendo sido descarregada no porto fluvial de Santo Antão do Tojal. Recordo que alguns dos sinos possuem dimensões consideráveis (os de maior grandeza pesam mais de 9.180 kg) não tendo sido fácil o seu transporte. Nesse sentido, para assegurar não só o transporte fluvial dos sinos - como das estátuas italianas igualmente destinadas à obra monumental de Mafra, e, aliás, também muitos materiais de construção, como por exemplo tijolos - o rei mandou abrir um canal designado como Esteiro da Princesa.

Nas suas numerosas visitas a Mafra o rei a corte passaram por estas paragens, umas vezes usando a estrada real, outras preferindo o rio Trancão. Nas Memórias Paroquiais da autoria do prior Feliz Dantas Barboza (1760) existem várias referências a algumas dessas visitas, nomeadamente aquando das cerimónias da bênção dos sinos. Não sendo descrições muito pormenorizadas, permitem, no entanto, compreender a importância da festa/cerimónia barroca como organização do espaço público, onde o poder político e simbólico da figura do rei se assume como a cabeça de um corpo, o corpo de uma sociedade de corte fortemente hierarquizada e teatralizada, onde cada grupo social desempenhava o seu papel, especialmente em eventos públicos, festas profanas ou religiosas. Neste contexto, a gestualidade era muito relevante, no cumprimento de uma etiqueta rigorosa que reafirmava e fortalecia o papel de cada um na sociedade do antigo regime, onde o rei representava o poder divino na terra.

Segundo as Memórias Paroquiais atrás mencionadas, uma das cerimónias ocorreu a 8 de outubro de 1730, dia em que o rei D. João V e o seu irmão, o Infante D. Francisco, vieram a Santo Antão do Tojal em duas embarcações diferentes, para serem recebidos por D. Tomás de Almeida no Palácio da Mitra. A sua visita, nesse dia, destinava-se a assistir a uma cerimónia da bênção dos sinos. Para a aludida cerimónia foi construída uma grande barraca de madeira junto ao cemitério da igreja, estrutura que possuía grossas vigas para suspensão dos sinos. Esta construção efémera, uma vez que se destinava a albergar cerimónias tão importantes, foi ricamente ornamentada no seu interior, e tanto as paredes como o chão foram forrados por alcatifas. Para proteger das chuvas a dita barraca, esta foi também coberta por velas de navios.

O texto não é muito pormenorizado relativamente à etiqueta que este tipo de cerimónia implicou. Menciona que após a bênção dos sinos o rei e o seu irmão acompanharam o patriarca até à igreja onde fizeram uma oração. Seguidamente foram todos recebidos no palácio, onde SM e Alteza deram beija-mão à família de D. Tomás, tendo-se retirado em seguida para a corte.

O beija-mão era uma cerimónia pública em que o monarca se colocava em contato direto com o vassalo, o qual, depois da devida reverência, podia aproveitar a ocasião para solicitar alguma mercê. A cerimónia tinha grande significado simbólico, lembrava que o rei tinha um papel paternal e protetor - era ele que comandava o reino e atribuía benesses - invocava o respeito pela monarquia e a submissão dos súbditos. O monarca estava no centro de todas as atenções e todos dele dependiam. A mais pequena alteração do rei para qualquer um dos seus vassalos causava insegurança e instabilidade naqueles que o serviam.

Portanto, estar próximo do rei era um desígnio tanto de nobres como de importantes eclesiásticos. Esta hierarquização rigorosa do prestígio era adquirida através dos privilégios que obtinham junto do rei, e só podiam ter acesso aos mesmos se participassem no quotidiano do monarca, direta ou indiretamente. Para isso teriam de praticar à justa todo o cerimonial e seguir à regra a etiqueta formulada pela corte régia.
Assim, as cerimónias de corte eram momentos fundamentais para acentuar a imagem real e cortesã. Todos os gestos eram estudados neste contexto cénico, uma vez que todos estavam expostos, encontrando-se à vista de todos. De facto, tanto o monarca como os outros elementos da corte faziam parte de um espetáculo constante, como se estivessem permanentemente em cena, onde os gestos e as posturas dos corpos eram essenciais para o desenrolar da “peça”. Para além das boas maneiras e da arte de conversação e de sociabilização, essa gestualidade definia a sociedade de corte, estando presente em todas as ocasiões.

Noutra visita régia realizada a 16 de outubro do mesmo ano, em 1730, o prior descreve que, seguindo a etiqueta da época, o rei D. João V jantou na casa da tribuna apenas com a assistência do Duque de Cadaval, D. Jaime Pereira de Melo, estribeiro-mor. Por sua vez o Duque jantou posteriormente na sala antecedente, junto ao confessor do rei, o Padre Martinho de Barros (ou Basto) da Congregação do Oratório. Noutra sala do palácio jantaram as figuras que acompanhavam o rei nesta deslocação, o Prior de S. Nicolau, João Antunes Monteiro, o referido Mestre-Capela e o Guarda-roupa de SM, com assistência dos Guarda-Roupas e Porteiros de D. Tomás. Em outra sala jantaram o cirurgião do Rei, Manuel Vieira, os reposteiros e mais oficiais da casa real, a que assistiram os moços de pé de D. Tomás e, posteriormente, jantou D. Tomás com os seus parentes que se encontravam em Santo Antão.

Mais uma vez é evidente o papel preponderante do monarca que janta sozinho numa das salas do palácio apenas tendo a assistir um importante nobre da Corte. O destaque social e político do Duque de Cadaval é evidenciado pela possibilidade de poder estar próximo do rei. O espaço é hierarquizado, as sucessivas salas representam graus distintos de importância simbólica à medida que se afastam do centro, a sala de jantar do rei.

O longo do seu reinado, D. João V irá procurar aplicar as teorias absolutistas à semelhança do que sucedia na corte francesa. A sua época é marcada pelas doutrinas da centralização régia, simbolizada através do fausto e esplendor da corte e da vida social que aí se desenrolava, segundo toda uma etiqueta altamente codificada. As festas, os rituais, a magnificência da arquitetura, as artes, concorriam para o fortalecimento da figura preponderante do monarca, centro do poder.

Hoje, as encenações do poder são mais estilizadas, subtis e simples; mas não deixam de existir, pois o ritualismo e o poder andam sempre de braço dado.

Última edição

Opinião