Anuncie connosco
Pub
Opinião
Florbela Estevão – Arqueóloga e Museóloga
Florbela Estevão
Arqueóloga e Museóloga

Paisagens e Patrimónios

Rota Memorial do Convento

5 de dezembro de 2020
Partilhar

A Rota Memorial do Convento é um projeto cultural e turístico promovido por três municípios - Lisboa, Loures e Mafra – e cofinanciado pelo programa PorLisboa2020. Visa criar e dinamizar um roteiro que una certos lugares e personagens carismáticos da célebre narrativa de José Saramago com a história e o património desses vários pontos de interesse. Trata-se, portanto, de uma ação de patrimonialização de um conjunto de lugares que de algum modo estão relacionados com o livro e que desta forma são valorizados, colocados em maior evidência pública. O referido projeto iniciou-se em 2017 e a sua fase de implementação irá terminar já no final deste ano de 2020. Por sua vez, 2021 marcará a consolidação deste novo itinerário, nomeadamente através do estabelecimento de uma rede de parcerias e da concretização de uma programação anual diversificada e de qualidade.

Precisamente dando início à nova fase (a arrancar em 2021) deste projeto realizou-se na Fundação José Saramago no passado dia 16 de novembro, data de aniversário do escritor, uma cerimónia pública de assinatura do Acordo de Colaboração entre esta instituição e os três municípios promotores. Este acordo vem simbolicamente concretizar uma parceria estratégica com a fundação, essencial para a dinamização cultural da rota em questão.

Não é a primeira vez que uma obra literária, e concretamente um livro de José Saramago, inspira um roteiro desta natureza. Recordo o itinerário baseado no livro A Viagem do Elefante que levou em 2009 à criação, por parte da referida Fundação José Saramago, do chamado Caminho de Salomão. Este percurso, baseado no enredo daquele romance, propõe a redecoberta de um conjunto de lugares: Belém, Constância, Castelo Novo, Belmonte, Sortelha, Cidadelhe e Figueira de Castelo Rodrigo. O projeto foi consolidado como oferta cultural e turística em 2013, dando origem a um périplo que evoca a fantástica viagem do elefante Salomão - oferecido ao Papa por D. João III, como é sabido - por terras da região do Côa.

Mais recentemente, nos inícios de 2020, foi apresentado o Roteiro Literário Levantado do Chão, plano que interliga os concelhos de Lisboa, Montemor-o-Novo e Évora, incluindo o Museu do Aljube e naturalmente, de novo, a Fundação José Saramago. Este trajeto apresenta três percursos temáticos: 1. Os levantados deste chão. A repressão da ditadura no Alentejo; 2. A resistência: João Mau-Tempo e a luta do proletariado agrícola alentejano; e, 3. José Saramago em Monte Lavre.

A Rota Memorial do Convento é distinta das anteriores porque se apresenta estruturada em três vetores principais. Um deles é a presença online através de um website responsivo onde o interessado pode obter informações sobre locais inseridos no roteiro, sempre relacionados com a narrativa, conhecer um pouco mais sobre o contexto histórico do século XVIII onde a dita narrativa se desenrola, informações sobre o próprio autor e sobre a agenda cultural associada ao projeto em causa. Outro eixo é a implantação de painéis explicativos nos vários locais que consubstanciam o itinerário, onde o visitante terá acesso não só a excertos da obra literária, mas também a uma contextualização histórica desses mesmos locais, com destaque para o património edificado. Finalmente, e não menos importante, este projeto visa ainda a concretização de um vasto programa cultural, diversificado e de qualidade, que englobará inúmeras atividades, desde visitas comentadas, a ciclos de música barroca, exposições, palestras, encontros científicos, percursos pedestres, teatro, entre muitas outras.

O percurso inicia-se em Lisboa, sendo a Fundação José Saramago um dos pontos centrais de acolhimento, desenvolve-se pelo território do município de Loures entrando pelo rio Trancão, como aconteceu com os sinos e as estátuas que, no século XVIII, aportaram em barcos ao cais de Santo Antão do Tojal, com destino à Real Obra de Mafra.

Mas, além de Sacavém, o percurso engloba também Unhos e a sua igreja de São Silvestre, o antigo convento franciscano onde está instalado o Museu Municipal de Loures, a praça monumental de Santo Antão do Tojal, e finalmente a localidade de Fanhões com a sua igreja dedicada a São Saturnino. Esta rota inclui dois pequenos centros de interpretação, um deles na sacristia do antigo convento franciscano (Conventinho em Loures), e outro na Biblioteca Municipal José Saramago. Este último foi inaugurado no dia 4 de dezembro, ficando desde já aqui o convite a todos os leitores interessados para que façam uma visita ao mesmo. Entretanto, está na fase de finalização o website e a colocação dos painéis, o que indica que a Rota Memorial do Convento estará operacional nos inícios de 2021 com tudo a funcionar. Fique atento!

Última edição

Opinião