Anuncie connosco
Pub
Opinião
Cristina Fialho – Chefe de redação
Cristina Fialho
Chefe de redação

Editorial

SMALL DATA - Pequenas pistas que revelam grandes tendências

9 de janeiro de 2022
Partilhar

Num contexto em que pouco podemos prever, entre governos que caem, geringonças que se formam, orçamentos que se contestam, variantes que surgem, vacinas sem fim à vista (afinal são 3 ou 4 doses?), um clima cada vez mais instável e uma saúde mental cada vez mais exausta, valha-nos alguns livros que analisam tendências e comportamentos.

Ainda que sejam a observação de um autor, emprestam-nos uma perspetiva mais ou menos robusta de uma observação in loco com o intuito de nos proporcionar uns momentos “Ah-ah! Então é isto!”.

Falo do Livro Small Data, As pequenas pistas que revelam grandes tendências de Martin Lindstrom.

Deixo alguns exemplos para que desperte a sua curiosidade e que talvez se interesse mais pela sua leitura.

O autor aborda pormenores curiosos como o facto de a altura/ estrutura física de quem faz as compras para o lar estar diretamente relacionado com a qualidade da alimentação da família.

Ou o facto de as crianças indianas têm maior probabilidade de sofrer de desnutrição do que as crianças do Zimbábue, Somália e República Democrática do Congo, os três países mais pobres da África porque em Delhi, quase 5 milhões de crianças em idade escolar têm danos irreversíveis nos pulmões causados ​​pela qualidade do ar daquela cidade, que é duas vezes pior do que Pequim.

Como é que forma as várias culturas exibem as suas bandeiras? Em contraste com os suecos, que quase nunca exibem suas cores nacionais, noruegueses e canadianos geralmente usam um decalque da bandeira nas suas mochilas, estes últimos para se certificar de que o resto do mundo não os confunde com americanos.

Num nível cultural mais amplo, onde vivemos também determina nossa pontualidade. Por exemplo, na Austrália, pode ter certeza que os seus convidados chegarão trinta minutos atrasados, muitas vezes com amigos a reboque, dos quais não lhe falaram. Na Suíça, os hóspedes sempre são pontuais e, se estão cinco minutos atrasados, eles avisam você. Os convidados japoneses chegarão meia hora antes do previsto e, em Israel, estarão 45 minutos atrasados.

São factos de todo o mundo, desde assuntos sociais, económicos, realidades alternativas, curiosidades, divirta-se!

Última edição

Opinião