Anuncie connosco
Pub
Opinião
Cristina Fialho – Chefe de redação
Cristina Fialho
Chefe de redação

Editorial

Post Scriptum

5 de fevereiro de 2022
Partilhar

P.S. é a sigla em latim para post scriptum e que significa “escrito depois", na tradução para a língua portuguesa.

O post scriptum é utilizado em situações quando uma carta já está totalmente redigida, endereçada e assinada, mas o seu autor lembra de uma informação importante que deveria constar no texto. Para não ter que escrever tudo novamente, a informação que ficou a faltar pode ser colocada no final da carta, a partir das iniciais P.S.

Em Portugal, PS é também a sigla para o partido socialista que no último domingo de janeiro voltou a ganhar eleições legislativas com maioria absoluta.

O mesmo partido que esteve no governo nos últimos 6 anos, já espremido, experimentado e criticado, vem outra vez em corpo de texto nesta “carta” em vez de uma nota de rodapé num post scriptum de uma sociedade cansada com fome de mais.

Nunca estive tão ansiosa por umas eleições, com tanta fome de mudança, de ideias frescas, representatividade e sair da “mesmice” de sermos o país aqui do canto menos ricos, sofisticados e organizados.

Não me considero extremista, as minhas preocupações prendem-se com uma sociedade equilibrada, um país aberto ao comércio livre e justo, crescimento económico, sustentabilidade mas sobretudo uma educação da população (jovens e adultos) de modo a construir uma consciência coletiva do que se passa em Portugal e no Mundo.

Ciência política, cultura financeira, economia, ecologia… áreas essenciais a uma vida em comunidade responsável e em evolução para o bem de todos.

E como nós gostamos de legitimar com um pacotinho de sabedoria histórica aquilo com que já decidimos concordar deixo a frase: "Enquanto uns querem acabar com os ricos, uns querem é acabar com os pobres", autoria atribuída a vários autores, Churchill, Mark Twain, etc.

Não interessa muito qual é a mosca se a merda é a mesma, certo?

Última edição

Opinião