Anuncie connosco
Pub
Notícias | Atualidade

Associação Luiz Pereira Motta

Novo centro de actividades

3 de julho de 2022
Partilhar

A inauguração do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), aconteceu no dia 28 de junho. Tem capacidade para 25 utentes e o equipamento resultante da adaptação do espaço entra já em funcionamento. Tem morada nas Urmeiras – Praceta António Feliciano Bastos nº1 e 2.

O Evento contou com uma cerimónia de Inauguração, com a Orquestra Geração, seguindo-se do protocolo de inauguração: descerramento da placa.

Houve intervenções do Presidente da ALPM, José Maria Lourenço, do Presidente da Câmara Municipal De Odivelas, Hugo Martins, da Secretária de Estado da Inclusão Das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes e do Presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão.

Seguiu-se um momento musical com os utentes do CACI.

Perto do meio-dia deu-se a bênção do equipamento acompanhada de uma visita.

O encontro terminou com um Bucelas de honra.

As atividades no novo equipamento são vocacionadas para o apoio a jovens e adultos com deficiência, centradas numa aprendizagem funcional e de desenvolvimento de competências. Propõe-se à reeducação pedagógica, orientação vocacional, terapias individual e de grupo, ocupação de tempos livres e apoio familiar.

O projeto elaborado para esta resposta social tem ao seu dispor várias salas para a realização de atividades e de terapias, um refeitório e um espaço destinado à jardinagem, bem como a articulação e apoio dos outros serviços da ALPM.

História

Criada em alvará do Governo Civil a 30 de Dezembro de 1915, a ALPM surge como precursora da como Irmandade da Ordem Terceira de S. Francisco de Assis. Esta ordem em 1754 assumia a gestão da Igreja de Loures, a história da sua atividade não está totalmente escrita contudo e à semelhança das várias ordens religiosas, tudo leva a querer que ao longo de séculos cumpriu ação ao nível humanitário onde albergava, apoiava com alimentos, ensinava a ler e a escrever os cidadãos de Loures.

Em 1910 dá-se a implantação da República, tal como outras, também a Ordem Terceira de S. Francisco de Assis afirma-se devido à ausência de ação assistencial às populações.

Possuidor de bens no Concelho de Loures, Luiz Pereira Motta contribuiu com um legado de 7.200 réis, tendo dado origem à criação da Associação. Nesta altura tem a reformulação de estatutos e objetivos, a 30 de Dezembro de 1915, para se adaptar às leis impostas pela República, é criada por alvará na altura com a denominação de “Associação de Assistência e Beneficência de Loures Luís Pereira da Mota".

Ao longo da 1ª e 2ª Republica e até ao 25 de Abril de 1974 desenvolveu a sua ação apoiando os “desvalidos da sorte”, através da distribuição de alimentos, medicamentos, dando guarida e assegurando um funeral digno quando isso não era possível garantir por parte das famílias.

Com as alterações políticas e sociais operadas após o 25 abril de 1974, as Instituições de Assistência e Beneficência tiveram que se adaptar à nova realidade vigente e sair da letargia em que algumas estavam mergulhadas; em 28 de Janeiro de 1977 em Assembleia Geral Extraordinária foram aprovados os novos estatutos, passando esta a denominar-se “Associação Luís Pereira da Mota” e definidos os objetivos, nomeadamente “ Colaborar com as famílias na criação e educação dos seus filhos e na promoção de medidas de proteção na Terceira Idade, coadjuvando os serviços públicos competentes e outras Instituições ou Entidades num espírito de entreajuda, solidariedade e colaboração.

Última edição

Opinião