Anuncie connosco
Pub
Notícias | Atualidade

Nova Tour

BANDA XÁCARA ASSINALA 7 ANOS

3 de julho de 2022
Partilhar

A banda XÁCARA, de Lousa (Loures), que compõe temas originais pop-rock em português há 7 anos, está a celebrar o seu aniversário com um concerto. Aconteceu no dia 18 de junho onde o projeto teve o seu início: o palco do Grupo Desportivo de Lousa (GDL).

Dia 18 de junho, a banda XÁCARA promoveu um concerto para festejar os seus 7 anos de atividade. E nada melhor que comemorar junto de amigos, familiares e seguidores no local onde o projeto foi lançado em 2015. Foi no palco do GDL que a banda de Lousa atuou para marcar também o regresso aos palcos, depois de quase dois anos de paragem devido à pandemia. Este concerto assinalou também a Tour’2022 “Novos Olhares”.

Neste concerto estrearam-se novos temas originais, que a banda Xácara conta gravar em estúdio, mas também novas versões de temas que fizeram parte do EP “Olhares”, como ‘O Outro Lado’, ‘Estou aqui, Estou Além’, ‘Estrada Certa’ ou ‘Cais da Verdade’.

MArcaram presença institucional neste concerto, o vereador da Câmara Municipal de Loures, Nélson Batista; António Francisco, assessor da CML (em representação da vice-presidente e vereadora da cultura da Câmara Municipal de Loures, Sónia Paixão); o presidente da Junta de Freguesia de Lousa (JFL), Lino Pinto e outros membros do executivo da JFL e o Presidente do Grupo Desportivo de Lousa, João Magalhães.

A banda XÁCARA resulta de uma grande paixão pela música, do prazer em criar temas originais e de estar em palco, em interação com o público. XÁCARA é um livro aberto de histórias, mensagens e um olhar muito próprio sobre a sociedade.

O regresso com ‘novos olhares’ para um mundo novo

“A pandemia trouxe ao de cima uma nova visão de sociedade, novos problemas, mas também novas formas de olharmos para a vida. A paragem forçada fez-nos olhar mais para nós próprios e dai surgiu também a necessidade de escrever. Novas letras trouxeram para o papel novas mensagens, novas histórias e logo novos temas e uma nova forma de tocar os temas antigos, que remetem também musicalmente para um novo olhar sobre a sociedade. Tendo como base tanta coisa nova que nos foi acontecendo nestes quase dois anos e como o nosso primeiro EP se chamava ‘Olhares’, depressa chegámos ao título do nosso espectáculo. E assim regressamos aos palcos com Novos Olhares”, explicam os membros da banda XÁCARA.

Xácara é pop-rock em português, numa sonoridade assumidamente próxima dos anos 80/90. A banda cria temas 100% inéditos (letra e música) e adapta musicalmente poemas de grandes autores portugueses como Fernando Pessoa, Camões, e luso-africanos, como Mia Couto, entre outros.

Em 2019 a banda editou o EP “Olhares” (disponível nas plataformas digitais GooglePlay; Amazon; Spotify; KKBOX, entre outras), de que constam cinco temas: ‘Estrada Certa’; ‘Estou Aqui, Estou Além’, ‘O Outro Lado’, ‘Entre Sonhos’ e ‘Cais da Verde’.

Constituída por cinco elementos: Carlos Vicente (guitarra); Francisco Crujo (voz e guitarra acústica); Flávio Ferreira (teclados); Luis Realista (baixo) e António Ferreira (bateria), pode ouvi-los no EP “Olhares” (disponível nas plataformas digitais Google Play; Amazon; Spotify; KKBOX, entre outras), de que constam cinco temas: ‘Estrada Certa’; ‘Estou Aqui, Estou Além’, ‘O Outro Lado’, ‘Entre Sonhos’ e ‘Cais da Verde’.

Última edição

Opinião