Anuncie connosco
Pub
Notícias | Atualidade

Passadiço pedonal e ciclável

Lançamento da obra da Frente Ribeirinha

9 de agosto de 2022
Partilhar

A cerimónia de lançamento da obra do Percurso Ribeirinho, que decorreu no dia 2 de julho, assinalou o arranque dos trabalhos de construção daquela infraestrutura.
Trata-se de um passadiço pedonal e ciclável, ao longo de seis quilómetros, que permitirá “devolver este espaço único do nosso território, sem barreiras físicas, à população. Foi um processo complicado, mas, finalmente, vamos ter uma obra alicerçada num sistema de mobilidade urbana sustentável ", afirmou o presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão.
Este percurso, em madeira, contemplará vários postos de observação de aves; catorze túneis de sombra; instalação de um sistema de iluminação LED, com alimentação autónoma através de células fotovoltaicas integradas numa das faces e no topo dos postes de madeira; e sinalética orientativa e informativa.
No futuro, assumiu Ricardo Leão, será "construído um parque verde com acesso a este percurso. Após as Jornadas Mundiais da Juventude lançaremos um projeto para uma passagem aérea sobre a linha de comboio e outra sobre o IC2 para estabelecer uma ligação a esta área".
A empreitada da estrutura ribeirinha tem um prazo de execução previsto de dez meses.
O Percurso Ribeirinho ligará o concelho de Loures ao de Vila Franca de Xira e, posteriormente através de ponte ciclopedonal sobre o rio Trancão que também está em construção, interligará ao território de Lisboa, na zona do Parque das Nações.

Última edição

Opinião