Anuncie connosco
Pub
Notícias | Atualidade

Jornada Mundial da Juventude

Presidente da República visitou terrenos

9 de agosto de 2022
Partilhar

A um ano do arranque da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, participou esta manhã numa visita, com o Presidente da República, aos terrenos em que irá decorrer aquele evento, entre os dias 1 e 6 de agosto de 2023.
Nesta iniciativa participaram também a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, o bispo auxiliar de Lisboa, Américo Aguiar, o coordenador do grupo de projeto criado pelo Governo para a JMJ, José Sá Fernandes, a vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, Sónia Paixão, e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.
A visita teve início nos terrenos localizados em Loures, nos quais os trabalhos de preparação decorrem a um ritmo acelerado. No local, o presidente da Câmara Municipal de Loures destacou “o legado” que a JMJ vai deixar para o futuro, lembrando que nesta área vai nascer um espaço verde destinado à fruição dos munícipes.
Ricardo Leão deixou também um agradecimento ao Governo, representado pela ministra Ana Catarina Mendes, porque este “está a cumprir a Resolução do Conselho de Ministros” que estabelecia a deslocalização progressiva do Terminal de Contentores da Bobadela. “A população já tinha desistido de ter acesso a esta frente ribeirinha”, afirmou o autarca, lembrando que estava em causa uma faixa de contentores com uma extensão de seis quilómetros.
“É a primeira Jornada Mundial da Juventude que vai ter um legado para o futuro”, sublinhou por sua vez o bispo auxiliar de Lisboa, Américo Aguiar, acrescentando que “a sustentabilidade, quer económica, quer ecológica” é uma das grandes preocupações da organização.
A visita prosseguiu pelos terrenos localizados no concelho de Lisboa, que a breve prazo ficarão ligados ao território de Loures através de uma ponte ciclopedonal em construção. Aí, junto ao local em que será instalado o altar onde o Papa Francisco irá falar aos participantes na JMJ, o Presidente da República enalteceu o trabalho que está a ser feito pelas diversas entidades para a organização deste grande evento.
“A primeira palavra é para saudar o entendimento, que se reforçou nos últimos dias, entre o Governo e as autarquias”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, destacando ainda “a mudança” que é possível observar já no local desde a sua última visita, em fevereiro deste ano. Em Loures, observou o Presidente da República, “desapareceram contentores, houve terraplanagens, houve um trabalho muito intenso”.
Marcelo Rebelo de Sousa fez ainda um paralelismo com a Expo 98, notando que também com a JMJ nascerá “uma obra para as comunidades”, da qual “as futuras gerações” poderão usufruir para lá do encontro de jovens de todo o mundo com o Papa Francisco.

Última edição

Opinião