Bernardino Soares congratulou-se com o reconhecimento pelo parlamento
Finalmente… o metro!
4 de agosto de 2020
Partilhar
O presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, congratulou-se hoje com o reconhecimento, pelo parlamento, da expansão prioritária do Metro de Lisboa para o concelho.
"Mais do que a questão da linha circular, importa-nos sobretudo que se dê como prioritário a vinda do metro para Loures. É uma reconfirmação de que essa é uma questão essencial", afirmou à agência Lusa o autarca de Loures.
Para o autarca, "o importante agora é que haja uma decisão [de expansão para Loures] e se iniciem os projetos técnicos para que se possa beneficiar do próximo quadro comunitário".
A suspensão do projeto de construção da linha circular do Metro de Lisboa foi aprovada dia 30 de julho, no parlamento, durante a votação na especialidade do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020), na sequência de propostas do PCP e do PAN.
“o investimento estimado na infraestrutura, PMO (parque de material e oficinas) e material circulante é de 490 milhões de euros”.
O PAN propõe que, durante este ano, o Governo realize um estudo técnico e de viabilidade económica, que permita uma avaliação comparativa entre a extensão até Alcântara e a Linha Circular.
O executivo terá ainda de fazer, segundo a proposta, "os estudos técnicos e económicos necessários com vista à sua expansão prioritária para o concelho de Loures" e "uma avaliação global custo-benefício, abrangendo as várias soluções alternativas para a extensão da rede para a zona ocidental de Lisboa".
O projeto prevê a criação de um anel envolvente da zona central da cidade, com a abertura de duas novas estações: Estrela e Santos.
O objetivo é ligar o Rato ao Cais do Sodré, obtendo-se assim uma linha circular a partir do Campo Grande com as linhas Verde e Amarela, passando as restantes linhas a funcionar como radiais - linha Amarela de Odivelas a Telheiras, linha Azul (Reboleira - Santa Apolónia) e linha Vermelha (S. Sebastião - Aeroporto).