Anuncie connosco
Pub
Notícias | Atualidade

9 de março de 2024

Líder Muçulmano Pede Cessar Fogo

7 de abril de 2024
Partilhar

No dia 9 de março de 2024, o Chefe Supremo, o Quinto Califa da Comunidade Islâmica Ahmadia Internacional, Sua Santidade, Hazrat Mirza Masroor Ahmad, proferiu o discurso principal no 18º Simpósio Nacional da Paz organizado pela Comunidade Islâmica Ahmadia do Reino Unido.
Neste evento, para o qual o Notícias de Loures foi convidado. estiveram mais de 1200 pessoas, incluindo mais de 550 dignitários e convidados provenientes de 30 países, incluindo Embaixadores de Estado, Deputados e académicos.
Durante o evento, Sua Santidade conferiu à Adi Patricia Roche, fundadora da Chernobyl Children International (CCI), Prémio da Comunidade Islâmica Ahmadia para a Promoção da Paz de 2020, em reconhecimento pelos seus esforços duradouros pós-desastre de Chernobyl.
Conferiu ainda, a David Spurdle, fundador da instituição de caridade Stand By Me, Prémio da Comunidade Islâmica Ahmadia para a Promoção da Paz de 2023, pelo seu notável apoio aos órfãos e crianças desfavorecidas em todo o mundo.
Ao iniciar o seu discurso, Sua Santidade mencionou que, durante mais de duas décadas, tem apelado repetidamente aos decisores políticos que trabalhem pela “paz e harmonia no mundo”.
Destacando a importância de aprender lições da história, Hazrat Mirza Masroor Ahmad disse:
“A história ensina-nos que os conflitos internos podem transformar-se em guerras regionais – muitas vezes alimentadas pela intervenção e influência de potências externas que fomentam a instabilidade e a divisão noutros países para servir os seus interesses. Nas últimas décadas, testemunhámos as consequências devastadoras dessa intervenção em países como o Kuwait, o Iraque, a Síria e o Sudão.”
Mencionou que ele já alertou sobre como as políticas injustas das grandes potências estão a “desencadear uma onda cada vez maior de desigualdade”, levando à insegurança global.
Afirmou ainda que “falar com verdade e coragem perante os próprios líderes, especialmente aqueles que são de coração duro, injustos e cruéis” é na verdade a maior forma de ‘Jihad’, conforme declarado pelo Santo Profeta do Islão, Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah esteja sobre ele).
Voltando-se para o papel das Nações Unidas, à qual se referiu como um “órgão fraco e quase impotente”, Hazrat Mirza Masroor Ahmad disse:
“Em vez de decidir cada questão com base nos seus factos e méritos, os países formaram alianças e votam de acordo com os seus próprios interesses. Por fim, as decisões cruciais são tomadas por alguns estados privilegiados em cujas mãos está o poder de veto. Em vez de servirem fielmente a causa da paz e da justiça, usam o seu veto como um trunfo onde quer que os seus interesses estreitos sejam ameaçados, independentemente da sua decisão destruir a paz e a prosperidade de outros países e levar à morte e à destruição de inúmeras de pessoas inocentes.”
Hazrat Mirza Masroor Ahmad continuou e disse:
“Onde existe um poder de veto, a balança da justiça nunca poderá ser equilibrada… Infelizmente, devido à sua inerente falta de justiça, o destino das Nações Unidas parece espelhar o da sua antecessora falhada, a Liga das Nações. E, se o sistema de direito internacional, por mais fraco que seja, entrar em colapso completo, a anarquia e a destruição resultantes estão além da nossa compreensão.”
Hazrat Mirza Masroor Ahmad afirmou ainda:
“Se, após a reconciliação, uma das partes violar os termos do acordo e recorrer novamente à guerra, as outras nações devem unir-se à força contra o agressor até que esta desista da sua conduta agressiva. Assim que parar, as outras nações também devem deixar de usar a força. O objetivo deve ser sempre estabelecer uma paz sustentável baseada na justiça. Não deve um terceiro aproveitar da vulnerabilidade das partes em conflito, usurpando os seus direitos para o seu próprio benefício.”
“Acredito firmemente que só há uma forma de acabar com estas guerras – garantindo que a justiça prevaleça e que quaisquer acordos feitos sejam baseados na equidade, e não no que melhor serve os interesses das potências externas.”
“Mesmo as pessoas não religiosas certamente reconhecerão a sabedoria e os benefícios de adotar este elevado padrão de justiça.”
Depois disso, Sua Santidade abordou a acusação de que o Islão é uma religião extremista e destacou que mesmo quando o Islão permite a guerra defensiva, estabelece condições estritas que devem ser respeitadas.
Sua Santidade apresentou as condições de que as guerras nunca devem ser travadas para “conquistar terras ou para estabelecer a supremacia sobre outros. Pelo contrário, os muçulmanos só tinham permissão para lutar se a guerra fosse travada contra eles.”
Ao abordar a terrível situação humanitária em Gaza, referiu-se a uma entrevista recente do senador norte-americano Bernie Sanders, que condenou veementemente as ações do governo israelita, descrevendo-as como “inexplicáveis” e disse que “nós nos Estados Unidos da América, através do nosso apoio financeiro a Israel, somos cúmplices no que está a acontecer.”
Hazrat Mirza Masroor Ahmad concluiu e disse:
“Devemos todos unir-nos, deixando de lado os interesses nacionais, políticos e outros interesses pessoais para o bem-estar da humanidade e para garantir que deixemos para trás um mundo próspero para as nossas gerações futuras. É uma necessidade do tempo que concentremos todas as nossas energias e esforços no estabelecimento da verdadeira paz, para que possamos viver num mundo de esperança e prosperidade, em vez de viver num mundo de desigualdade, ódio e derramamento de sangue.”
Os representantes de vários partidos políticos também apresentaram os seus discursos no Simpósio da Paz.
Dama Siobhain McDonagh Membro do Parlamento do Reino Unido afirmou:
“A comunidade Ahmadia tem estado na vanguarda do apelo à paz desde o início do conflito. Foi a sua santidade quem exortou todas as potências mundiais a acalmarem-se e a trabalharem no sentido de uma solução pacífica duradoura.”
Jonathan Lord Membro do Parlamento do Reino Unido disse:
“O vosso compromisso (da comunidade) em promover a paz, a justiça e a tolerância em todo o mundo é verdadeiramente louvável… Face a tais incertezas na situação internacional, Vossa Santidade e a vossa comunidade têm sido verdadeiros faróis da paz, lembrando-nos dos valores que devem unir-nos a todos.”
Ed Davey, Líder do partido Liberal Democrata, disse que é necessário um cessar-fogo bilateral em Gaza “para que a matança possa parar, para que a ajuda possa entrar, para que os reféns possam ser libertados, para que possamos iniciar um processo de paz que chegue à solução de dois Estados que poderia ser oferecida. E estou ansioso pelo discurso de Sua Santidade para falar sobre o que está a acontecer e como podemos desempenhar o nosso papel – todos nós – desempenhar o nosso papel.”

Última edição

Opinião