Anuncie connosco
Pub
Notícias | Atualidade

origens remontam ao principio da nacionalidade

Exposição sobre o Zambujal em destaque

6 de maio de 2023
Partilhar

As origens do Zambujal, tudo o aponta, remontam ao principio da nacionalidade, com a cedência de terras aos frades por D. Afonso Henriques.
Pequena localidade, situada no concelho de Loures, na zona de São Julião do Tojal, o Zambujal viu nascer em 1863 uma Sociedade Musical, em 1895, a Cooperativa de Consumo e Crédito "A Zambujal" com continuidade em 1921 com a Cooperativa Panificadora A Zambujalense cuja antiga sede domina hoje o largo da localidade; em 1901 a Associação de Socorros Mútuos Familiar dos Operários e Operárias da Fábrica de Papel da Abelheira; em 1920 a Associação de Classe dos Fabricantes de Papel da Fábrica da Abelheira; em 1922 o Zambujalense Futebol Clube e em 1931 a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Zambujal. No Zambujal existiu uma Columbófila epessoas que participaram no primeiro projecto nacional de anilhagem de aves desenvolvido nos anos 40.
A população do Zambujal sustentou a Fábrica de Papel da Abelheira e contribuiu para o desenvolvimento da Quinta da Abelheira.
Desde 1970 o Grupo 5 de Outubro do Zambujal realiza um grande encontro, teve uma Comissão de Moradores após o 25 de Abril e viu nascer uma Associação de Reformados!
O Zambujal, em São Julião do Tojal, é um caso impar de forte pendor associativo com imensas histórias dentro de si.
Para dar a conhecer esse rico passado foi constituído o GAZ-Grupo de Amigos do Zambujal que desenvolve um trabalho de recolha de memórias, de objectos e de sistematização de elementos.
Parte desse trabalho esteve numa Exposição, patente na sede da Associação de Reformados local, até ao final do mês de abril.

Última edição

Opinião