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Balanço Social com o retrato dos trabalhadores da Autarquia

Quem faz parte da Câmara?

6 de maio de 2023
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A Câmara Municipal de Loures dá a conhecer um Balanço Social com o retrato dos trabalhadores da Autarquia.
A Câmara Municipal de Loures, através do Departamento de Recursos Humanos (DRH), dá a conhecer mais um Balanço Social com o retrato dos trabalhadores da Autarquia. Saber quantos somos, que formação temos, em que unidade orgânica desempenhamos funções, entre outros indicadores, é essencial para quem tem as competências de planear e gerir os recursos humanos.

QUANTOS SOMOS?

Total de efetivos da Câmara Municipal de Loures: 2.825 trabalhadores, vinculados da seguinte forma:

2.705 com Contrato de Trabalho em Funções Públicas por Tempo Indeterminado;
2 com Contrato de Trabalho em Funções Públicas a Termo Resolutivo Certo;

86 em Comissão de Serviço;

32 em regime de Mobilidade Interna.

Apura-se assim, um aumento de 282 efetivos face ao ano de 2021, correspondendo a um aumento de 11,09% dos efetivos.

QUEM SOMOS?

Em 2022, o universo de trabalhadores mantém-se, à semelhança dos últimos anos, maioritariamente feminino com uma representatividade de 75,58% face aos 24,42% do universo masculino.
Os trabalhadores da Câmara Municipal de Loures apresentam um nível etário médio, em 2022, que corresponde aos 49 anos e um leque etário é compreendido entre os 19 e os 69 anos (trabalhador mais novo e o mais velho).
A taxa de envelhecimento dos trabalhadores em 2022 é de 35,61%, representando um aumento de 33,66% face a 2021.

O QUE SOMOS?

A distribuição dos 2.825 efetivos da Câmara Municipal de Loures encontra-se representada percentualmente da seguinte forma:
A carreira geral de Assistente Operacional detém o maior peso relativo no total de efetivos da Câmara Municipal (52,00%), registando-se, um aumento de 22,83% dos efetivos dessa carreira em relação a 2021.
A carreira geral de Assistente Técnico representa 23,43% e a de Técnico Superior detém um peso de 19,19% do total dos trabalhadores.
Em 2022 o nível de escolaridade dos trabalhadores da Câmara Municipal de Loures tem a seguinte caracterização:

19,61% | Titulares do 9.º ano de escolaridade;

40,28% | Titulares do 12.º ano de escolaridade ou equivalente;

21,03% | Titulares de licenciatura.

Nas 88 ações de formação internas promovidas pela Câmara Municipal de Loures verifica-se um aumento de 23,94% em relação ao ano anterior. Foram também asseguradas 269 inscrições dos trabalhadores da Câmara Municipal em 269 ações de formação profissional externa, promovidas por diversas entidades formadoras.
Em 2022 registaram-se 102 acidentes de trabalho, implicando uma perda total de 2.919 dias de serviço efetivo prestado.
O Balanço Social espelha o retrato da Câmara Municipal de Loures em 2022, assente na caracterização dos recursos humanos; movimentação de pessoal; alterações da situação profissional; prestação de trabalho; encargos com pessoal; saúde e segurança no trabalho; formação profissional; relações profissionais e disciplina. A análise destes dados é também baseada no painel de indicadores de gestão.

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