Anuncie connosco
Pub
Notícias | Atualidade

Empresa alemã dinamiza economia no concelho

Entreposto Lidl em Loures

2 de abril de 2023
Partilhar

Um investimento de 110 milhões de euros e a criação de 200 novos postos de trabalho.

  • Vamos a números:
    Investimento: 110 milhões de euros
    Área: 54.000 m2, equivalente a 5 campos de futebol
    Capacidade de Armazenagem: 44 mil paletes
    Cais de carga/descarga de mercadorias: 111
    Capacidade de abastecimento: 100 lojas
    Lugares de estacionamento de veículos ligeiros: 265
    Lugares de estacionamento de camiões: 48

O novo entreposto tem uma área de implantação de cerca de 54 mil metros quadrados e capacidade de armazenamento para mais de 44 mil paletes. A par disso "contará com os materiais mais eficientes do mercado e com soluções de conforto de trabalho e operação vanguardistas", segundo a empresa.
A rede alemã acredita que o novo centro logístico irá promover um melhor abastecimento das lojas da região centro, mesmo porque o projeto contempla mais do que "apenas" o entreposto. Também abarca obras nas vias estruturantes de acesso a zonas habitacionais e de futura indústria.
O Lidl referiu ainda que na construção da obra estarão envolvidas mais de 80 empresas portuguesas, num total de 350 colaboradores. Há ainda um outro destaque a fazer: a complexidade envolvida no desenvolvimento do empreendimento. Isto porque o novo entreposto será implantado numa antiga pedreira e vazadouro, cuja atividade cessou no ano 2000, e procura o reaproveitamento dos produtos de vazadouro aí colocados, exigindo um projeto cuja componente geotécnica é de enorme impacto e importância, a movimentação de quase 2 milhões de m3 de terra.
Um projeto sustentável

A pensar nas metas de sustentabilidade definidas pelo Lidl, o novo entreposto será equipado com um sistema de gestão de energia que aproveitará a luz solar incidente e permitirá gerir as necessidades de energia artificial no interior, reduzindo o consumo energético. Além disso, e segundo a rede alemã, terá também painéis fotovoltaicos para a produção de energia elétrica suficiente para fornecer o equivalente ao consumo de 800 moradias por um ano; carregadores para veículos elétricos; sistemas de captação e aproveitamento de águas pluviais; câmaras de frio com recurso a gases naturais que minimizam os efeitos nocivos para a camada do ozono, sistema AVAC integrado no sistema de frio industrial, reaproveitando a "energia" libertada e normalmente desperdiçada neste tipo de sistemas. Importante referir que o edifício contará com a certificação BREEAM - que classifica os edifícios sustentáveis tendo em conta categorias como: gestão, saúde e bem-estar, energia, transporte, água, materiais, resíduos, utilização do solo e ecologia e contaminação.
Uma obra que, para o ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, é o reflexo do contributo impressionante que o Lidl tem dado, ao longo dos anos, à economia portuguesa. O ministro enalteceu igualmente todo o trabalho feito pela empresa nas áreas de responsabilidade social, eficiência energética e na promoção da economia circular. Algo que será bem visível durante o desenvolvimento da obra.
Já Ricardo Leão, presidente da Câmara Municipal de Loures, apontou que o evento desta terça-feira é o culminar de um conjunto de reuniões e acrescentou que espera que este empreendimento e esta nova centralidade atraiam novos investidores para a região. Porque, como afirmou, o investimento privado é muito importante para que os municípios progridam.
O Lidl entrou no mercado nacional em julho de 1995 e o novo entreposto será o maior do país, tendo capacidade para abastecer mais de uma centena de lojas.

Última edição

Opinião