Anuncie connosco
Pub
Notícias | Atualidade

17º Simpósio Nacional da Paz

Pela Paz em Londres

2 de abril de 2023
Partilhar

A 4 de março de 2023, o Chefe Supremo, o Quinto Califa da Comunidade Islâmica Ahmadia Internacional, Sua Santidade, Hadrat Mirza Masroor Ahmad, proferiu o discurso principal no 17º Simpósio Nacional da Paz, organizado pela Comunidade Islâmica Ahmadia do Reino Unido.
O evento também serviu como inauguração do novo edifício de cinco andares da Mesquita Baitul Futuh, que foi reconstruído após um incêndio em 2015.
O evento contou com mais de 1500 pessoas, incluindo 500 dignitários e convidados, oriundos de 40 países, incluindo Ministros, Embaixadores e vários Membros do Parlamento.
Durante o evento, Hadrat Mirza Masroor Ahmad conferiu à Barbara Caroline Hofmann, fundadora da instituição de caridade ASEM, Prémio da Comunidade Islâmica Ahmadia para a Promoção da Paz de 2019, em reconhecimento pelo seu trabalho de caridade para cuidar de crianças órfãs da guerra.
O Dr. Tadatoshi Akiba, Ex-Presidente de Câmara de Hiroshima, recebeu o Prémio da Comunidade Islâmica Ahmadia para a Promoção da Paz de 2022, em reconhecimento pelos seus esforços na campanha pelo desarmamento nuclear.
No seu discurso, alertou sobre a perigosa trajetória da guerra na Ucrânia e exortou os líderes mundiais a “esforçarem-se para chegar a um acordo mutuamente aceitável” e a fazerem esforços urgentes para encontrar a paz, para que o “ciclo de violência incessante” não gire com “fúria cada vez maior”.
Afirmou que uma Terceira Guerra Mundial está perigosamente próxima e apresentou versículos do Sagrado Alcorão para delinear soluções que são extremamente necessárias para encontrar uma saída.
Hazrat Mirza Masroor Ahmad disse:
“Todas as nossas mesquitas refletem espiritualmente a Caaba Sagrada, servem não apenas como um local de adoração ao Deus Todo-Poderoso, mas também são um meio de cumprir os direitos da humanidade e estabelecer a paz no mundo.”
Sua Santidade afirmou que, por muitos anos, a Comunidade Islâmica Ahmadia tem organizado eventos como o Simpósio da Paz nos seus esforços para estabelecer a paz.
“Embora tenhamos pregado essa mensagem por muito tempo, ela parece ter caído em saco roto. Acho que a razão fundamental é que a grande maioria do mundo se afastou de Deus Todo-Poderoso e vê ganhos materialistas e buscas mundanas como o seu objetivo final. Foi devido a tais atividades vãs e gananciosas que a humanidade foi arrastada para duas guerras mundiais desastrosas e perturbadoras durante o século 20. Em vez de aprender com os horrores do passado, o mundo mergulhou novamente em guerras e conflitos.”
“O Sagrado Alcorão orientou que todas as oportunidades possíveis para alcançar a paz devem ser perseguidas, não importa quão pequenas sejam as probabilidades de sucesso. No versículo 10 do capítulo 49, Deus Todo-Poderoso, afirma que quando duas nações estão em guerra, os terceiros devem tentar reconciliá-los e levá-los a um acordo pacífico. Se o agressor continuar em guerra, cabe às outras nações unir as forças e usar a força proporcional e legítima para deter o opressor. No entanto, uma vez que as suas atrocidades cessarem, nenhuma retaliação injusta ou vingança é permitida.”
Voltando-se a atual guerra na Ucrânia, mostrou quão pertinentes são esses princípios islâmicos.
O califa da Comunidade Islâmica Ahmadia disse que, embora a guerra na Ucrânia não mostre sinais de diminuição, alguns líderes políticos estão a declarar que “após o fim da guerra, a Rússia deve ser sujeita a sanções e deve ser obrigada a pagar por suas ações.”
Destacando os perigos de tais declarações, Hazrat Mirza Masroor Ahmad elogiou um artigo na imprensa britânica e disse:
“Recentemente, um artigo do jornalista Matthew Parris foi publicado no The Times, afirmando que tais declarações, antes de quaisquer negociações de paz significativas, eram imprudentes e serviriam apenas para inflamar ainda mais uma situação volátil… Acho que ele está certo em apresentar este aviso. Que incentivo terão a Rússia e os seus líderes para cessar as hostilidades se souberem que a sua retirada os levará à ruína certa?
Falando sobre as declarações de alguns políticos belicosos que são atribuídas aos ensinamentos Islâmicos, Hazrat Mirza Masroor Ahmad disse:
“Acho que é importante manter os canais de comunicação abertos e tentar encontrar os termos de acordo mutuamente aceitáveis. No entanto, se o agressor persistir em causar estragos e destruição e recusar-se a recuar, o Islão ensina que outras nações devem unir-se e usar força proporcional e necessária para acabar com as crueldades.”
Hazrat Mirza Masroor Ahmad continuou e disse:
“O objetivo das partes intervenientes deve ser sempre a paz em vez de vingança ou humilhação do agressor…
“A verdade é que muitas vezes a guerra gera guerra. Existem preocupações genuínas de que o conflito na Ucrânia possa escalar ou encorajar outras nações a abandonar os esforços diplomáticos e recorrer à força para resolver os seus conflitos. Por exemplo, a situação em Taiwan está a tornar-se cada vez mais precária à medida que a China tenta impor o seu controlo. Portanto, os líderes mundiais, os meios de comunicação social e outros não devem cair na armadilha de pensar que a guerra na Ucrânia pode ser facilmente controlada.”
“Quaisquer que sejam os erros cometidos pelo Estado Russo, devemos ter em mente o quadro mais amplo de que, se a guerra não terminar, isso levará a uma crise global cada vez mais profunda com consequências potencialmente catastróficas. Os blocos opostos ficarão ainda mais entrincheirados. Os ódios tornar-se-ão ainda mais enraizados, aumentando a probabilidade de uma guerra mundial. Portanto, à medida que continuam a apoiar a Ucrânia enquanto ela se defende, as potências mundiais também devem envidar todos os esforços para acabar com a guerra por meio de negociações de paz e negociações de boa fé.”
“Que tipo de futuro deixaremos para aqueles que ainda estão por vir? Em vez de deixar um legado de paz e prosperidade para as nossas gerações futuras, o nosso presente de despedida para elas não será nada além de morte, destruição e miséria. Certamente, é o meu grande medo que as atuais tensões geopolíticas saiam de todo o controlo e, por fim, levem a uma guerra nuclear ... Portanto, oro do fundo do meu coração para que Allah Todo-Poderoso tenha misericórdia da humanidade e que as pessoas do mundo, nomeadamente os seus líderes e formuladores de políticas, entendam antes que seja tarde demais.”
Antes do discurso principal, ao aceitar o Prémio da Comunidade Islâmica Ahmadia para a Promoção da Paz de 2019, Barbara Caroline Hofmann, fundadora da ASEM, disse:
“Estou muito feliz em compartilhar este prémio, esta honra que me deram esta noite com todo o meu pessoal, porque não fiz isso sozinha, fizemos juntos.”
O vencedor do Prémio da Comunidade Islâmica Ahmadia para a Promoção da Paz de 2022, Dr. Tadatoshi Akiba disse:
“Vocês [a Comunidade Islâmica Ahmadia] eram um dos primeiros no mundo a reconhecer e protestar contra as armas nucleares a 10 de agosto de 1945. O Segundo Califa declarou naquele dia que, ‘É o nosso dever religioso e moral anunciar ao mundo inteiro que não consideramos lícito tal derramamento de sangue.’ Tardiamente, o mundo finalmente chegou à mesma conclusão... As palavras de Vossa Santidade nos orientam.”
O evento, que voltou após um intervalo de 4 anos devido à pandemia de Covid-19, foi concluído com uma oração silenciosa conduzida por Sua Santidade.

Última edição

Opinião