Anuncie connosco
Pub
Entrevistas

Loures Parque

"Teremos grandes desafios com a vinda do Metro"

6 de março de 2022
Partilhar

Constantino Teixeira

Presidente do Conselho de Administração da Loures Parque E.M.

 

Doutor em Gestão Empresarial Aplicada e Mestre em Gestão pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Licenciado em Transportes pelo Instituto Superior de Transportes e diplomado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Militar dos Pupilos do Exército.

Com mais de 35 anos de experiência profissional em cargos de direção e gestão em empresas e organizações de grande dimensão de natureza diversa, quer no sector público do Estado, quer no sector privado, quer ainda no sector empresarial do Estado, concretamente: Universidade Lusíada; ISEL - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa; ISCAL – Instituto Superior de Contabilidade e Administração; Instituto Superior de Educação e Ciências, ISEC Lisboa; Valorsul, SA; EGEO, Gestão Global de Resíduos; Imoconsult; Automóvel Club de Portugal; Garagem Vitória, Concessionário SEAT; Fiat Auto Portuguesa; Evicar DAF Trucks e Câmara Municipal de Loures.

É autor de vários artigos publicados em revistas técnicas ou científicas na área da análise de projetos de investimento públicos, com revisão interpares.

Orientador de teses de Mestrado e membro do júri em provas para a atribuição do título de Especialista.

A Empresa

A Loures Parque – Empresa Municipal de Estacionamento, E.M. Unipessoal Lda. foi constituída em 1998, por proposta da Câmara Municipal de Loures de 21 de Dezembro de 1998, aprovada pela Assembleia Municipal de Loures, em reunião de 28 de Janeiro de 1999, ao abrigo da Lei 58/98 – Empresas Municipais Intermunicipais e Regionais, entretanto revogada pela Lei 53F/06.

Esta Empresa Pública, porque o seu Capital Social é detido na totalidade pela Câmara Municipal de Loures, tem por missão gerir o estacionamento público urbano no concelho, tendo por base os princípios da melhoria contínua do serviço e da sustentabilidade económica e financeira.

A Loures Parque E.M. tem como competências mais relevantes, gerir, fiscalizar e ordenar as zonas de estacionamento de duração limitada, previamente aprovadas pela Câmara Municipal, sob as orientações gerais e estratégicas desta entidade, no estrito respeito pela legislação em vigor.

Mensagem do novo Conselho de Administração

Comprometidos com as grandes linhas de orientação estratégicas do seu acionista único, a Câmara Municipal de Loures, e com a recuperação das perdas de rendimentos verificados nos dois últimos anos de atividade, concretamente em 2020 e 2021, resultantes de alterações legislativas e das medidas de combate à pandemia, a administração da Loures Parque EM quer deixar uma mensagem de confiança no futuro da empresa.

Enfrentamos um ano de 2022 muito desafiante, contudo acreditamos que com empenho de todos os stakeholders, nomeadamente a Câmara Municipal de Loures, os colaboradores da Loures Parque, os utentes do serviço, as Juntas de Freguesia, a população, os comerciantes, os fornecedores e as entidades públicas e privadas, a Loures Parque EM será no futuro uma empresa de referência na região metropolitana de Lisboa.

A missão da Loures Parque EM será cumprida tendo presente que a principal função da sua atividade - a promoção, a gestão, o ordenamento e a fiscalização do estacionamento público urbano, no concelho de Loures - é um ato nobre, pois sem ela não seria possível garantir o bom uso do espaço público.

Efetivamente, não devemos ver no estacionamento pago uma forma da “caça à multa” mas como um elemento regulador, que determina a rotação de lugares, de modo a permitir que existam lugares de estacionamento para todos, garantindo e facilitando o acesso a serviços e a equipamentos públicos.

Em paralelo, também será introduzido um processo de ação mais pedagógico no serviço de fiscalização do estacionamento que resulte numa redução do número de autos passados, no número de bloqueios, no número de remoções de viaturas e no incremento do número de utilizações dos parquímetros.

Iremos promover reuniões com todos os interessados, sempre que as circunstâncias o determinem, com o objetivo de ir ao encontro das necessidades dos residentes, da população e dos comerciantes quanto ao parqueamento e estacionamento, contribuindo deste modo para um ordenamento mais eficiente do espaço público urbano.

Implementação de medidas de equidade aos sábados, domingos e feriados

No âmbito de uma nova orientação estratégica para a gestão da Loures Parque, EM, o Conselho de Administração da Loures Parque EM, e o seu acionista único, a Câmara Municipal de Loures, irá pôr fim ao estacionamento pago aos sábados, domingos e feriados, na Portela.

Trata-se de uma medida de equidade que decorre do facto da Freguesia da Portela ter sido até hoje discriminada negativamente, face às demais freguesias onde a Loures Parque E.M. exerce a sua atividade.

Ao abrirem mão de uma relevante receita, a Loures Parque, EM e a Câmara Municipal de Loures estão cientes de que esta decisão vai também ao encontro das medidas a implementar no último mandato da Junta de Freguesia de Moscavide e Portela.

Sublinhar que esta medida apenas se aplicará à zona de intervenção pública da jurisdição da Loures Parque, E.M. A área (privada), referente ao anel interior e circular ao Centro Comercial, não está abrangida por esta decisão, em virtude de ser propriedade do Centro Comercial da Portela.

Presidente da Autarquia recebeu trabalhadores da Loures Parque

No dia 14/02/2022 o presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, recebeu os colaboradores da Loures Parque E.M..

O presidente da Autarquia deu nota da “missão muito particular desta empresa de “referência” no concelho, nomeadamente na “regularização do estacionamento”, destacando a sua importância em zonas com mais comércio de rua.

“Teremos, nos próximos anos, grandes desafios com a vinda do Metro para a zona norte do nosso concelho. Será preciso criar parques dissuasores e regular o estacionamento em mais zonas. Estou certo de que a Loures Parque estará à altura desse desafio”, referiu.

O presidente da Autarquia destacou ainda que as instituições dependem dos seus trabalhadores: “São vocês o pilar fundamental, necessário e importantíssimo, que contribuem para que esta empresa tenha futuro. É importante que os munícipes sintam que a Loures Parque contribui para a sua qualidade de vida”.

A cerimónia de receção aos trabalhadores, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, contou também com a presença da vereadora Paula Magalhães, que é simultaneamente presidente da Assembleia-Geral da empresa. Na ocasião, frisou a necessidade de se encontrarem as melhores soluções no sentido de tornar a empresa mais conceituada. “Contamos com todos. A equipa é coesa e faz um excelente trabalho”, reforçou.

Última edição

Opinião