Anuncie connosco
Pub
Entrevistas

Jornada Mundial da Juventude

De Loures para o Mundo

6 de março de 2022
Partilhar

Duarte Ricciardi, coordenador geral da Jornada Mundial da Juventude é, também ele, um jovem confiante e determinado no sucesso de um evento ímpar que terá a presença do Papa Francisco e que vai decorrer em Lisboa e Loures, em agosto de 2023 reunindo centenas de milhares de jovens católicos e não católicos no nosso país.

O que é a Jornada Mundial da Juventude? É um ato religioso?

É um convite que o Papa faz a católicos e não católicos para terem um encontro com ele durante uma semana.

É, na verdade, um dos maiores encontros de jovens do mundo.

A última jornada foi no Panamá e agora é em Lisboa e Loures, mas vai acontecer um pouco em todo o país.

Terá obviamente momentos religiosos e tem muitos outros momentos de diálogo ecuménico e inter-religioso.

E claro, os encontros com o próprio Papa, que é uma pessoa universal.

Em todo o país? De que forma?

A Jornada terá muitos eventos, concertos, festivais, desporto, dança, exposições, todos a contribuir para a fraternidade. Vai estar espalhada um pouco por todo o país. Começou por ser apenas um dia, no passado, e agora em Lisboa em 2023 será uma semana intensa.

Uma semana de encontro com o Papa, com jovens, muita festa e muita alegria.

É necessária uma inscrição?

Existem dois tipos de participantes: jovens de 14 aos 30 anos, pré-inscritos, que podem até ter alojamento e refeições; ou jovens sem pré-inscrição, que podem frequentar os eventos principais abertos a todos, neste recinto extraordinário que inclui Lisboa e Loures, onde nos encontramos nesta entrevista.

As inscrições oficiais abrirão no verão de 2022 e, só a partir desse momento, poderão ser aceites inscrições como visitantes ou como voluntários.

Duarte, porquê a escolha de Portugal?

A diocese fez uma candidatura e foi aceite pelo Vaticano. Tem muito a ver com o entusiasmo e o espírito português de saber receber. Temos isso enraizado na nossa cultura e tínhamos muita vontade que este evento pudesse acontecer em Portugal. Contámos com muito apoio do governo e das autarquias, com muita vontade que acontecesse aqui, em Portugal.

O que é Loures tem a ganhar com a JMJ no nosso concelho?

Basta olhar para este espaço (junto ao Trancão e ao Tejo) que já estava em transformação. Vai ter um novo passadiço sobre o rio e vai ser um novo parque para as pessoas estarem. Vai ser uma grande mais valia que perdurará nos tempos.

Depois, na própria semana vamos ter centenas de milhares de jovens e vai ser uma semana muito intensa e que também trará receitas para o comércio e turismo local.

Do ponto de vista da organização a JMJ será um sucesso se…?

Se tiver a dinâmica que nós esperamos, que todas as pessoas que moram em Lisboa e Loures com ou sem presença na JMJ sintam que esta semana foi transformadora. Que todos os portugueses vivam a Jornada. A outra parte para o sucesso é o caminho, a longa caminhada que temos de fazer parte acolhermos os jovens, e podermos juntos crescer muito ao longo deste trajeto até 1 a 6 de agosto de 2023.

Quer deixar um convite…

Convidamos todos a estarem presentes, dos 14 aos 30 anos e todos os outros que possam participar. Convidamos todos a fazer parte deste evento, não apenas como assistentes, mas com envolvência e a dar um bocadinho de si a todos. Que seja uma semana que marque a nossa história, a história de Portugal e, em particular, dos concelhos de Lisboa e Loures.

Última edição

Opinião