Anuncie connosco
Pub
Entrevistas

Bucelas

mercado pintado de história

5 de dezembro de 2020
Partilhar

Este verão comecei o projeto de pintura das paredes do Mercado de Bucelas, com o apoio da Junta de Freguesia de Bucelas.

Um mural de 54m que partiu da ideia de querer contar a história da vila de Bucelas e da cultura saloia, uma outra vida fascinante e um pouco surreal pelo distanciamento que já temos dela. Uma altura em que tudo era artesanal, porque não havia outra maneira, e a ligação com a natureza era essencial. Em cada viagem que fazia, ia observando a paisagem e retirando pormenores que acrescentava ao mural.

Mesmo com todos os avanços, Bucelas faz um esforço para preservar os seus costumes, tornando-se assim numa zona rural cheia de história ao lado de Lisboa. É célebre pelo seu vinho, diz-se que Shakespeare escreveu sobre este numa das suas obras, algo que retrato na pintura através do picnic, do rio de Baco e das plantações de vinhas.

Já o podem visitar, todos os dias de manhã, e quartas e sábados quando há mercado.

 

Rita Morais

Rita Morais tem 22 anos e vive em Lisboa. Pós-graduada em design gráfico no Instituto Europeu de Design (IED) em Madrid, é uma artista visual e gráfica que trabalha com pintura em diversos meios, desde telas a murais, até pintura digital. Já participou em vários projetos de arte urbana, com destaque para o concurso “Sesimbra é Peixe e arte na rua” onde foi a vencedora do júri. Gosta de trabalhar temas relacionados com a natureza e de explorar paletas vibrantes criando universos próprios, muito detalhados e coloridos.

Última edição

Opinião