Anuncie connosco
Pub
Entrevistas

Especial Autárquicas 2021

Fabian Figueiredo - Candidato do BE

5 de junho de 2021
Partilhar

Nome:

Fabian Figueiredo

Idade:

32 Anos

Profissão:

Deputado à Assembleia da República

Formação académica:

Sociólogo

Local de Nascimento:

Zurique (Suíça)

 

O BE pensa ir sozinho ou em coligação este ano?

O Bloco de Esquerda apresenta-se a estas eleições com uma candidatura própria, mas com listas abertas à cidadania do concelho.

O porquê da recandidatura de Fabian Figueiredo apesar de não ter sido atingido o objetivo da eleição de um vereador em 2017?

O trabalho autárquico é um processo contínuo, de construção, de presença no terreno, de pequenos passos. Nas últimas eleições autárquicas, o Bloco cresceu significativamente em Loures, passando de um eleito em Assembleias de Freguesia, para quatro, e ficando à beira da eleição do segundo deputado municipal. Faria, por isso, todo o sentido, dar continuidade a esse trabalho, que teve reflexos evidentes ao nível da perceção e da visibilidade que o trabalho do Bloco tem tido no concelho.

Razões e objetivos da candidatura, linhas Mestras?

Loures é dos concelhos com maiores desigualdades na Área Metropolitana de Lisboa, tem lacunas enormes ao nível dos transportes públicos e tem sofrido significativamente com a onda de especulação imobiliária que vem de Lisboa.

É hoje muito difícil a uma jovem família arrendar ou adquirir casa no concelho. A Câmara Municipal de Loures resistiu durante demasiado tempo a intervir eficazmente no mercado habitacional. Agora, em vésperas de eleições, anunciou algumas medidas. Mas, é preciso ir mais longe. Loures precisa de um programa municipal de habitação que disponibilize centenas de casas a custos controlados sobretudo para os mais jovens. Essa é a nossa grande prioridade.

Outros dos pilares da nossa candidatura é a transição climática e a defesa do meio-ambiente. O concelho tem de deixar de ser o quintal das traseiras da Área Metropolitana de Lisboa. Temos hoje casos de inúmeras empresas não licenciadas a operar em várias freguesias, violando o PDM e a RAN, poluindo a seu bel-prazer, prejudicando seriamente a qualidade de vida das populações. É preciso um plano municipal que relocalize estas empresas em zonas industriais situadas no concelho onde possam operar de forma legal.
Importa ainda, e cada vez mais, a vinda do Metro para o concelho, como forma de, e integrando com esta questão do meio-ambiente, reduzir o número de veículos na estrada, diminuindo a poluição e o número infernal de horas que as pessoas passam no trânsito. O alargamento da linha ferroviária do Oeste às freguesias da zona norte é também muito importante, não só para transporte de passageiros, como de mercadorias. E, evidentemente, a melhoria do transporte rodoviário. A maioria das paragens dos autocarros não tem sequer horários afixados! É tempo de sermos mais exigentes. O reforço de carreiras de proximidade como o “Rodinhas” é outra medida prioritária, um transporte muito importante para os mais idosos e os jovens em idade escolar e que beneficia o comércio local.

Pretendemos também, naquela que é já reconhecidamente, uma imagem de marca da intervenção do Bloco de Esquerda: melhorar a qualidade das escolas. Não faz sentido haver escolas com pavilhões em madeira com mais de 20 anos e com materiais perigosos. Ou outras que nem pavilhão para a prática das aulas de educação física têm. A valorização da Escola Pública deve estar no topo das prioridades do futuro executivo municipal.

Posição após o resultado eleitoral. Com quem se disponibiliza para fazer coligações e com quem não se disponibiliza para fazer coligações?

O Bloco de Esquerda nunca faltará à construção de soluções maioritárias progressistas e de esquerda que contribuam para melhorar a vida das pessoas e transformar Loures num concelho mais justo, solidário e preparado para vencer os desafios do presente e do futuro.

Excluímos qualquer entendimento com os partidos de direita. Desafiamos as restantes candidaturas do campo progressista a terem a mesma clareza.

O que mais elogia e o que mais critica na gestão de Bernardino Soares?

A autarquia percebeu que tinha de fazer mais na área da Educação e de ser mais atuante no sentido de melhorar as condições das escolas do município. Demorou, mas creio que a mobilização das comunidades educativas de várias escolas, fizeram ver ao executivo liderado por Bernardino Soares que tinha de ser mais interventivo. Essa evolução da CDU foi positiva e as populações ganharam com isso.

O principal ponto negativo é o dossier da habitação. A Câmara Municipal de Loures não interveio para proteger as populações da especulação milionária. Muito pelo contrário, o executivo assistiu passivamente ao aumento do preço das casas e das rendas, ao mesmo tempo que permitiu que se multiplicassem projetos imobiliários, de que o Plano de Pormenor do Prior Velho é um dos grandes exemplos. Uma falha grave para a qual sempre alertamos.

Qual seria a sua primeira medida se for eleito presidente da Câmara?

Implementar a Tarifa Social da Água automática. Uma medida essencial que baixaria a fatura da água dos SIMAR a mais de 11 mil agregados familiares do concelho.

Como gostaria que as pessoas se lembrassem de si em 2025?

Como o primeiro vereador do Bloco de Esquerda em Loures, que contribuiu para tornar o concelho mais justo e solidário, preparado para a transição climática, que deu força à revolução na mobilidade de precisamos, combinando uma rede municipal de bicicletas partilhadas com transportes públicos de qualidade, e que ajudou a reforçar o empenho da Câmara Municipal de Loures no combate a todas as formas de exclusão e de discriminação como o racismo estrutural ou a LGBTIfobia.

Visões estratégicas

Habitação

Criação um programa municipal habitação que disponibilize centenas de casas a custos controlados; Criação de um gabinete de apoio ao inquilino; Implementar a Taxa Turística.

Mobilidade e transportes

Transportes públicos gratuitos, começando pelos desempregados; Criação de uma Rede Municipal de Bicicletas Elétricas Partilhadas; Melhorar a rede de paragens de autocarros, instalando abrigos com condições de conforto e proteção e informação de carreiras e horários; Ligar todas as freguesias por ciclovia.

Educação

Reforçar a ofertas de creches do município; Recuperar a gestão pública das cantinas escolares e garantir a qualidade das refeições; Modernizar a rede de escolas públicas do concelho, pugnando pela sua dotação de todos os equipamentos essenciais; Reforçar os mecanismos e recursos do Programa Escola Segura.

Ação Social

Implementação da Automatização da Tarifa Social da Água; Criar redes de cuidadores municipais para o apoio às pessoas dependentes; Criação de um gabinete de apoio às pessoas com deficiência; Criação de uma Equipa Permanente de apoio aos sem-abrigo e implementar soluções de “Housing First” adequadas.

Economia/emprego Turismo

Criação de um serviço municipal de entregas ao domicílio; Criação de uma APP e de uma plataforma online de publicitação dos bens e serviços vendidos pelo comércio local; Criação de uma estratégia municipal de turismo.

Saúde

Reforçar as linhas de apoio psicossocial e de acompanhamento presencial com equipa municipal, através de contratação de psicólogos e articulação com o SNS; Criação de um sistema de transporte municipal gratuito para transporte de doentes não urgentes e distribuição de medicamentos ao domicílio; Criação de uma rede de clínicas dentárias com apoio municipal; Elaboração de diagnóstico ao conforto térmico do parque habitacional, tendo em vista a redução do impacto do calor e do frio extremos.

Clima

Programa de limpeza de matas e zonas florestais no concelho; Reforço das redes de sensores para a monitorização de ruido, trânsito e qualidade do ar; Manutenção e ampliação dos espaços verdes do concelho; Diagnóstico e eliminação de todos os materiais contendo amianto dos edifícios municipais.

Cultura

Criação de um Plano Municipal para a Cultura; Bolsa de apoio a novos artistas no concelho; Semana das Artes nas Escolas; Apoio à edição para novos autores no concelho.

Juventude

Criação de um programa de empregabilidade jovem; Estratégia de apoio à habitação jovem; Criação de uma Assembleia Municipal de Jovens; Disponibilização de produtos menstruais gratuitos nas escolas.

Igualdade

Criação de um conselho municipal para a Igualdade e Combate à Discriminação; Campanhas nas escolas para a educação contra o racismo e a xenofobia; Criação de gabinete de apoio a vítimas de discriminação e violência homofóbica e transfóbica; Criação de um Plano Municipal contra a LGBTIfobia.

População Sénior

Criação de um serviço de Teleassistência com cobertura em toda a área do concelho; Programa Municipal de adaptação de casas para mobilidade condicionada; Criação de uma Rede Pública de Apoio ao Idoso; Implementação de soluções de habitação e coabitação sénior.

Bem-estar animal

Requalificação e melhoria das condições do Centro Oficial de Recolha; Criação do Provedor dos Direitos dos Animais; Instalação de alimentadores nas zonas onde residam colónias de animais errantes; Não licenciamento de espetáculos com animais.

objetivos quantificáveis

Câmara Municipal:

Eleição de 1 Vereador

Juntas de Freguesia:

Eleição de representantes em todas as Assembleias de Freguesia

Assembleia Municipal:

Eleição de um grupo municipal

Última edição

Opinião