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Entrevistas

Vanda Dias - Diretora do LoureShopping

LoureShopping quer entrar no coração das pessoas

2 de maio de 2021
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43 anos, natural de Lisboa licenciada em Gestão. O seu grande sonho para este projeto é entrar no coração das pessoas, para que estas se identifiquem com o LoureShopping e que aqui vejam a sua primeira opção de destino de compras. A comunidade de Loures não deveria sentir a necessidade de se deslocar para fora do concelho para fazer as suas compras e vivenciar uma experiência de visita positiva.

A gestão do Centro Comercial pela CBRE o que vem alterar no shopping e em Loures?

O LoureShopping, adquirido pela Harbert Management Corporation, atribuiu a gestão do Centro à consultora imobiliária, líder a nível mundial, CBRE.

Os Centros vivem momentos de transformação numa época que, mais do que nunca, a visita aos centros não se cinge apenas a uma experiência de compra. Integramos agora momentos de entretenimento e cultura, transformando assim o LoureShopping como um Centro de maior relevância para a sua comunidade e área de influência. Tornamo-nos verdadeiros espaços de experiência, num ambiente físico seguro, ágil e cómodo.

Continuamos a atrair novos visitantes, a manter a competitividade, poder de atração e de adaptação aos novos estilos de vida e avanços tecnológicos, em linha com uma das principais preocupações da CBRE.

Quais os principais danos provocados pela pandemia ao LoureShopping seus lojistas e clientes?

É de conhecimento global que os lojistas foram fortemente impactados pela atual pandemia, mas temos de realçar e enaltecer a sua resiliência e capacidade demonstrada em superar e ultrapassar os momentos mais adversos. O LoureShopping esteve permanentemente lado a lado com os seus lojistas e disponibilizou serviços que visam apoiar a visita dos clientes como é o caso dos pontos de click and collect.

O LoureShopping está presente na região de Loures há mais de 15 anos e ao longo da nossa história contamos com clientes fiéis desde o primeiro dia. Por eles, reafirmamos o nosso compromisso de assegurar a melhor experiência diária de visita e compras.

Contudo, preferimos forcar-nos naquilo que será o nosso caminho de recuperação e crescimento daqui para a frente, no qual estamos bastante confiantes.

Como avalia as medidas restritivas e as de apoio definidas pelo Governo quer para os shoppings, quer para os lojistas?

Ninguém estava preparado para enfrentar tamanho desafio: fossem cidadãos comuns, fossem empresários- grandes ou pequenos -, fossem governantes.

E esta tem sido uma prova de resiliência, de adaptação e de união como não tenho memória.

Eu sou uma fervorosa crente que todos os intervenientes têm agido e decidido focados no bem comum e na rápida mitigação desta pandemia.

Obviamente que para tal, as medidas têm sido muito restritivas e têm afetado profundamente este setor.

Mas acredito que esta nova fase trará de volta a essência do nosso Centro , contribuindo para a recuperação da confiança dos nossos lojistas e dos seus negócios.

Se pudesse mudar algo no que foi definido, qual seria a sua principal medida?

Os Centros Comerciais nunca foram apontados como foco de contágio, desde o primeiro momento, foram implementadas medidas altamente rigorosas de garantia da segurança destes espaços.

O Sistema Internacional de Certificação – “SGS Desinfection Monitored – Cleaning Checked” – garante a qualidade dos protocolos e procedimentos dos serviços de limpeza, desinfeção e segurança implementados nestes locais, tornando-os seguros para todos os seus colaboradores e visitantes. Este Selo foi atribuído aos centros CBRE após terem sido avaliados todos os parâmetros e condições de higiene e segurança necessários para assegurar que o regresso ao normal funcionamento das atividades profissionais é feito da forma correta, por meio de verificação documental e inspeção no local, por auditores independentes.

Considerando este fato, o encerramento total de alguns negócios durante largos períodos de tempo, poderia ter sido evitado e mantida a atividade das lojas ainda que com restrições no número de clientes e/ou horário de funcionamento.

Acredita que os hábitos de consumo voltam a ser os mesmos?

Os vários confinamentos que vivemos desde março de 2020, o teletrabalho, o encerramento de algumas atividades do Centro, nomeadamente as de lazer, implicaram novas formas de consumo de todos. Não vamos deixar de consumir, mas acredito que vamos fazê-lo de forma diferente e os Centros Comerciais têm que se adaptar a estas mudanças.

No LoureShopping, estivemos sempre muito atentos às novas necessidades dos nossos clientes: criamos serviços novos, como o Collect & Drive, reforçamos a comunicação digital, através das nossas redes sociais e website, disponibilizamos um sistema de indicação de ocupação em tempo real e acabamos de lançar a APP LoureShopping permitindo uma maior proximidade dos nossos clientes.

Qual a expectativa do setor em termos económicos para o curto e médio prazo?

Prevemos uma recuperação gradual ao longo do segundo semestre do ano de 2021. É fundamental que esta reabertura seja definitiva e que gradualmente se regresse a alguma normalidade constante. É fundamental que as relações com os consumidores se recuperem, bem como a recuperação do número de vendas nos negócios de cada loja.

A necessidade de apaziguar os receios da visita, aumentar a qualidade e o conforto da mesma é agora um dos grandes desafios a que assistimos mas que rapidamente fomos capazes de nos adaptar. Esta aceleração foi imprescindível para acompanhar as necessidades dos consumidores e garantir sempre as melhores condições de continuidade do negócio no setor. Temos a certeza que a fusão entre o online e o offline vai permitir a fidelização do cliente e a rápida recuperação dos negócios.

Que medidas foram tomadas no sentido da prevenção da pandemia nesta reabertura?

Todos os nossos clientes, visitantes e lojistas vão sentir-se totalmente seguros fruto das medidas implementadas em 2020 e 2021, levadas com grande rigor técnico e operacional, ressalvando que nunca fechámos a operação do Centro.

O staff de segurança e limpeza está reforçado e conta com formação específica sobre os riscos da Covid-19. Existe um reforço na frequência das ações de limpeza, especialmente em zonas de maior afluência e de superfícies de maior contacto. O aumento das taxas de renovação de ar e instalações sanitárias com novos dispositivos para evitar o contacto, foram soluções adicionais implementadas.

O Sistema Internacional de Certificação – SGS Desinfection Monitores – Cleaning Checked – com o qual o LoureShopping se encontra certificado, garante a qualidade dos protocolos e procedimentos dos serviços de limpeza, desinfeção e segurança implementados nestes locais, no combate à propagação do COVID-19, garantindo as melhores condições de segurança para todos os colaboradores e utentes.

O que podem as pessoas encontrar de diferente na nova gestão e nesta era de desconfinamento gradual?

A gestão do LoureShopping tem como prioridade os clientes que nos visitam e os lojistas que, diariamente, abrem as suas portas no Centro.

Esta pandemia deu-nos a oportunidade de olhar para o LoureShopping de uma perspetiva diferente, de criar novos serviços e novas abordagens que se adaptam aos novos hábitos de consumo e às novas necessidades dos nossos clientes, elevando a experiência de visita e de compra. A necessidade de comunicar com o cliente “à distância” como por exemplo a utilização de instrumentos como as redes sociais, aplicações interativas, sistemas de ocupação, de gestão de filas ou certificações de locais seguros e de sustentabilidade são alguns dos exemplos das adaptações que os Centros Comerciais CBRE implementaram.

Este novo contexto acelerou a digitalização dos centros comerciais que continuarão a evoluir sempre em linha com as exigências dos consumidores. Mais do que locais transacionais, passarão a ser locais de experiência, integrando uma estratégia phydigital.

De que forma gostaria que as pessoas olhassem para o LoureShopping, qual o fator diferenciador?

O LoureShopping é o Centro Comercial de referência da sua área de influência, com uma diversidade de marcas e serviços que abrangem os vários públicos que nos visitam diariamente.

Aqui, os nossos clientes encontram todos os serviços que lhe facilitam o seu dia a dia e onde podem resolver qualquer situação de última hora: desde lavandaria, farmácia, sapateiro, oficina automóvel, lavagem de viaturas, até ao hospital e dentista, e muitos outros, sempre sem sair do mesmo espaço.

Também há muitos anos que o LoureShopping é um espaço confortável e seguro para as atividades familiares dos seus visitantes: seja um almoço em conjunto, seguido de uma tarde de cinema, uma sessão de compras mãe e filha, ou até um passeio no Parque Verde.

Que palavra gostaria de deixar aos vossos clientes e a todos os residentes no concelho de Loures?

Há sempre razões para ir ao LoureShopping. Porque está mesmo aqui ao lado, é perto e não perdemos tempo. Porque tem tudo o que é preciso e porque tem sempre novidades: seja uma compra de última hora, seja para conhecer as tendências da estação, seja para uma ida ao cinema, a dois ou em família, ou para um final de tarde, na esplanada com vista para o Parque Verde.

Temos recebido, por parte dos nossos clientes, o melhor dos feedbacks em relação à segurança e conforto na experiência de visita.

E é com este sentido de comunidade que abrimos as portas diariamente.

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