Anuncie connosco
Pub
Opinião
Rui Pinheiro – Sociólogo
Rui Pinheiro
Sociólogo

Fora do Carreiro

Ligações

6 de março de 2022
Partilhar

As últimas eleições autárquicas e legislativas (sublinho que as eleições foram legislativas porque continuam a haver eleitores que acham que as eleições são para escolher o primeiro-ministro) trouxeram ao Concelho de Loures – a muitos outros, mas Loures é o que nos interessa – um alinhamento de factores, absolutamente invulgar até hoje: Maioria absoluta do PS na Assembleia da República, PS no governo, PS com maioria apoiada pelo PSD na Câmara Municipal e Assembleia Municipal em Loures, maioria PS na maioria das Juntas de Freguesia, “bazuca” financeira europeia ao dispor, fim da pandemia, um sem número de investimentos e negociações da maior importância deixados por Bernardino Soares e a sua equipa, bem como a oportunidade única da realização das Jornadas Mundiais da Juventude na Frente Ribeirinha do Tejo.

Não haverá, neste mandato, nenhum alibi para o PS e também não haverá para o PSD, para que sejam promovidos os investimentos e as políticas que pretendam e para concretização das promessas que fizeram.

Á cabeça das promessas, avultam importantíssimas ligações:

A ligação do metropolitano a Loures e Sacavém. Especialmente a Sacavém, quando o PS andou anos a procurar boicotar a reivindicação do Município de Loures, ao desencadear uma campanha em que dizia que Bernardino Soares só queria levar o metro a Loures e não a Sacavém. O PS tem agora todos os instrumentos para trazer o metropolitano a Sacavém, de imediato.

A ligação directa de Sacavém à Segunda Circular. A velha promessa do Engº João Cravinho quando foi ministro das obras públicas de um governo PS e nunca cumprida, pode agora ganhar toda a prioridade. Há maioria política PS em todos os órgãos políticos que têm de fazer avançar o projecto, há apoio do PSD, há “bazuca”. Haja paciência efectiva vontade e não apenas narrativas demagógicas.

A ligação variante viária a Bucelas. Processo iniciado também por Bernardino Soares, mas da responsabilidade da empresa estatal Infraestruturas de Portugal. Estão agora reunidas as circunstâncias políticas e económicas, nas mãos de PS e PSD em Loures, para que abandonem o “passa culpas” que usaram politicamente contra a anterior gestão municipal e assumam a concretização do processo. Até se aguarda com curiosidade a posição e iniciativa da Junta de Freguesia de Bucelas.

A ligação por intermédio de rotunda entre o núcleo antigo de Sacavém e a Urbanização da Quinta do Património. Uma invenção viária que foi usada como arma de arremesso político contra a gestão de Bernardino Soares, que pode agora ser concretizada rapidamente e que só não se percebe porque não está ainda feita, dada a facilidade de execução que se lhe atribuía.

Iniciar já, se não passa o mandato sem que nada se faça, a “rede de água reutilizada” prometida pelo PS que pretende – e bem – que nas regas e lavagens no espaço público se passe a usar águas tratadas nas Estações de Tratamento de Águas Residuais.

Hora de ligar os botões do trabalho, porque a hora das promessas já passou.

Última edição

Opinião