Anuncie connosco
Pub
Opinião
Rui Pinheiro – Sociólogo
Rui Pinheiro
Sociólogo

Fora do Carreiro

Jornada Mundial da Juventude. Outras coisas por dizer.

3 de abril de 2023
Partilhar

A Jornada Mundial da Juventude, iniciativa da igreja católica, que terá lugar na zona de Lisboa em Agosto próximo foi motivo de grande alvoroço mediático, o que acabou por nos brindar – como os orgãos de comunicação tanto gostam – com um vasto repertório de disparates, quer quanto ao que vinha sendo decidido, quer sobretudo quanto ao que foi dito e desdito. Enfim, o rasto de tolices do costume…
Que o famigerado altar-palco e tudo o que o rodeou é uma idiotice sem fim, parece não restarem dúvidas. Até o silêncio instantâneo que se fez sobre o assunto, quando foi feito um interessante desconto, ao que parece, fundado numa redução de material de construção, é caricato e revela com clareza que não há qualquer jornalismo em actividade nas televisões, mas apenas ruído telejornaleiro. Feito o desconto, mandaram-nos calar, eles calaram-se!
Há, por outro lado, outras matérias de relevância a respeito da iniciativa e em especial sobre o futuro da zona que não tem sido abordado, publicamente, seja pelas instâncias de comunicação, seja pelas instâncias políticas que se andaram a pôr em bicos dos pés, a proclamar que “quem manda aqui sou eu!”. É que há perguntas por fazer.
Designadamente, importa saber o que vai acontecer na área da frente ribeirinha do tejo em que estavam instalados os depósitos de combustível da Petrogal, que foram desmantelados e, todos sabemos, deixaram o terreno contaminado. Não se viu até à data qualquer intenção de os descontaminar, portanto, interessa saber se o que ali vier a ser instalado, o deve ser, por razões de saúde e segurança.
Também parece pertinente perguntar porque razão a estação do caminho de ferro de Sacavém está a receber beneficiações, mas o mesmo não está a acontecer com as estações da Bobadela e de Santa Iria de Azóia.
Incontornável é exigir explicações claras e inequívocas sobre o propositadamente baralhado processo de “saem contentores – mas afinal talvez não – saem temporariamente – mas não saem todos – o mais certo é voltarem todos para o mesmo sítio…”.
Do que me vai sendo dado a observar, está a ser preparado um logro tremendo a visitantes da iniciativa e residentes do Concelho de Loures. Que cada um olhe e… veja!

Última edição

Opinião