Anuncie connosco
Pub
Opinião
Ricardo Andrade – Comissário de Bordo
Ricardo Andrade
Comissário de Bordo

Opinião de Ricardo Andrade

Obrigado!

9 de agosto de 2022
Partilhar

Quem me conhece sabe que não sou das pessoas mais ligadas a datas.
Quem convive comigo há mais tempo já não se incomoda muito com o facto de nem sempre me lembrar na data certa de uma qualquer efeméride.
Não é nem bom nem mau… é o que é.
Nos meus grupos de amigos e família existem até certas piadas ( com décadas ) quanto a este “dom” de nem sempre acertar com as datas.
Talvez por isso possa parecer estranho que hoje escreva sobre a 100 ª edição do “Notícias de Loures”!
Mas o verdadeiro mérito de este que vos escreve não deixar passar esta data vai todo para o Nuno Luz que me recordou desta marca agora atingida por este projecto magnífico do NL.
O que, na verdade, até faz sentido na medida em que foi o Nuno quem primeiro me lançou o desafio para escrever para o então “ NP- Notícias da Portela”.
O Nuno…sempre ele. Aquele que nem sempre está visível para todos mas que está lá sempre ( desde o primeiro dia ) a moldar esta bonita peça de arte que é o Notícias de Loures.
Pois é… já la vão 100 números desta publicação transversal a todo o Concelho e que apareceu na nossa terra, de um dia para o outro e a quem muitos não vaticinavam longa vida.
Linha a linha, página a página, capa a capa, lá se foi implementando no panorama jornalístico local e na própria sociedade lourense.
Com uma equipa coesa e altamente profissional e com um conjunto de cronistas que sempre tiveram liberdade de pensamento e de expressão, o Notícias de Loures foi fazendo parte do mês a mês deste Concelho.
Recordo-me ainda da estranheza com que certos sectores da sociedade lourense olhavam para o Filipe Esménio e para o saudoso Pedro Pereira quando eles apareciam em diversos eventos do Concelho identificando-se como sendo do NL.
Mas fazendo jus à máxima do “primeiro estranha-se e depois entranha-se”, o Notícias de Loures tornou-se não apenas um órgão de informação altamente reputado mas ainda mais uma das forças motrizes de Loures.
Tem sido um percurso bonito. Tem sido uma história linda.
Claro que como em todas as histórias especiais, também houve momentos de tristeza como aquele em que perdemos o Pedro Pereira. Ainda por cima... cedo demais...demasiado cedo!
Mas acredito ainda hoje que o Pedro olha para nós, lá de cima, e sorri com orgulho e satisfação por ver como o projecto que iniciou com Filipe e o Nuno continua vigoroso. Esse projecto no qual a Patrícia investiu tanto do seu tempo e afecto. Este projecto ao qual a Cristina tem dado também um toque especial de uma forma paciente mas dedicada.
Podia falar ainda sobre todos os que colaboram com as suas visões nos artigos de opinião ou de todos quantos no Concelho abrem as suas portas às notícias deste NL. Cada um é uma peça desta engrenagem que nunca pára e que se inventa e reinventa número após número.
Tantas são as histórias e os agradecimentos que teria que reservar uma edição inteira para, com justeza, dizer a todos o importante que se tornou este Notícias de Loures para mim e para o Concelho.
Por isso e para não me repetir acabo estas linhas com um sincero e merecido:
“ Obrigado Filipe Esménio! Deste o Notícias a todos nós e tornaste-o de Loures”

Última edição

Opinião