Anuncie connosco
Pub
Opinião
Ricardo Andrade – Comissário de Bordo
Ricardo Andrade
Comissário de Bordo

Opinião de Ricardo Andrade

Estamos à tua espera 2021!

4 de janeiro de 2021
Partilhar

Chegámos a janeiro. Não a um janeiro qualquer. Chegámos a Janeiro de 2021. A um janeiro que deixa para trás um ano sobre o qual já muito se disse e escreveu.

Quando falo com amigos é normal escutar a frase “ Podemos riscar 2020 do calendário. É mesmo um ano para esquecer!”.

Todos sabemos o que 2020 nos trouxe e aquilo que nos tirou mas penso que mais do que procurar apagar 2020 das nossas memórias, deveríamos procurar reter o nosso foco naquilo que pretendemos para este ano que agora começa.

Se é certo que todas as previsões indicam que teremos um ano de 2021 marcado por enormes incertezas, por imensas dificuldades e inúmeras crises de cariz económico e social, julgo que apenas com um espírito positivo e com esperança podemos buscar atingir tudo quanto pretendemos em mais um momento altamente definidor do nosso futuro.

Quando reflito sobre o que pretendo do ano vindouro confesso que penso em alegria, prosperidade, tranquilidade ou sucesso. Penso em ter menos incertezas, menos desilusões, menos surpresas desagradáveis e menos testes à nossa resiliência coletiva.

Sim, quando penso no ano de 2021 penso nas coisas positivas que ele me e nos pode trazer. Porque pensamentos positivos atraem coisas boas.

Mas coisas boas não aparecem do nada. É preciso trabalharmos para construir hoje um futuro melhor. É preciso lutarmos todos os dias para que o hoje nos possa levar a um amanhã melhor.

E será que temos feito o suficiente? Será que temos estado verdadeiramente focados, enquanto sociedade, naquilo que podemos fazer para sermos bafejados futuramente pela positividade que pretendemos?

Confesso que tive muita esperança, durante o ano que agora termina, em que conseguíssemos evoluir enquanto sociedade. Confesso que vi vários lampejos de uma construção de um espírito coletivo mais forte e sustentado. Confesso que nos vi crescer enquanto sociedade mais justa e solidária.

E não, nem os outros tantos exemplos de que não estávamos a aprender o suficiente para crescermos me fez perder a fé no que aí vem nem em todos nós enquanto um todo unido em volta de um objetivo comum de melhores momentos.

Por tudo isso tenho esperança. Esperança em nós. Esperança na sociedade. Esperança em 2021 mas acima de tudo uma imensa e uma firme e inabalável convicção de que saibamos, em conjunto e enquanto sociedade, dizer a alto e bom som :

“Bem-vindo 2021, estamos à tua espera! ”.

Última edição

Opinião