Anuncie connosco
Pub
Opinião
Ricardo Andrade – Comissário de Bordo
Ricardo Andrade
Comissário de Bordo

Opinião de Ricardo Andrade

Esperança ou sonho?

3 de outubro de 2021
Partilhar

Pela primeira vez em muitos anos não estive nem em Loures nem em Portugal no dia das Eleições Autárquicas. Pela primeira vez em muitos anos não assisti à saída dos resultados no nosso Concelho junto da “máquina” de campanha. Pela primeira vez em muitos anos senti o que era estar apenas e só... à distância.

Mas na vida aprendemos que as distancias se encurtam porque, muitas vezes, somos nós que as criamos ou que as desfazemos.

Por isso, fui estando presente mesmo longe. Fui vendo resultados, analisando números, escutando discursos, conversando com quem estava perto e com quem estava longe.

Olhei para muitos aspectos destas eleições mas tenho que confessar que era em Loures que estavam os meus olhos mais atentos e, obviamente, também o meu coração.

Perdoem-me os meus amigos candidatos por esse país fora mas estou certo que não me levarão a mal pois não seria eu se não olhasse com atenção para esta terra que também é minha.

E se por todo o nosso Portugal muitas foram as surpresas, também em Loures os resultados não foram aqueles que muitos esperavam.

A Câmara Municipal libertou-se da gestão comunista, o Partido Socialista voltou passado oito anos ao topo do município e o centro direita e a direita não lograram ganhar mas, sejamos honestos, não foram corridos do mapa e continuam a ter um presença no futuro de Loures. A Câmara Municipal de Loures tem agora quatro forças politicas representadas aumentando a sua diversidade.

A Assembleia Municipal continua a ter o Partido Socialista como a força politica mais representada mas viu dois partidos perderem a sua representação e outros dois surgirem, pela primeira vez, naquela que é casa da democracia no nosso Concelho, continuando a ser o órgão municipal com maior diversidade por via das sete diferentes forças politicas com assento.

Nas Assembleias de Freguesia, o Partido Socialista logrou obter mais uma Junta de Freguesia do que há quatro anos liderando agora seis executivos de Freguesia, a CDU passou de quatro para três e o PPD/PSD manteve a única Junta que já detinha de forma clara e inequívoca.

Teremos agora o futuro de Loures em jogo com muitos equilíbrios a terem de ser feitos e o destino de todos nós a ser traçado por quem mereceu a confiança dos seus vizinhos.
Serão tempos em que os decisores políticos terão que tomar muitas decisões em prol de todos mas onde a mais importante talvez seja a de escolher o que é realmente importante... se as máquinas partidárias e os seus seguidores ou se o interesse maior de Loures e da sua população.

Sim... esse será o verdadeiro desafio para quem tem exercer o seu mandato conferido pelos eleitores na nossa terra. Merecer a confiança ou ignorar os sinais e desperdiçar novamente oportunidades de colocar Loures no lugar onde deveria estar. Saber ler as vontades populares ou fazer de conta que “no pasa nada” de forma autista.

Veremos o que o futuro nos reserva. Veremos qual o caminho a seguir. Veremos se Loures continuará com o futuro adiado ou se conseguirá, finalmente, ser tudo quanto tem condições para ser.

Saberemos em breve que interesses vencerão e se poderemos então ter mais esperança ou apenas continuar a sonhar como temos feito até hoje.

Última edição

Opinião