Opinião de João Pedro Domingues
Espero que seja um até já
7 de julho de 2025
Partilhar
Foi com alguma surpresa e grande tristeza que recebi a notícia de que o Noticias de Loures irá terminar a sua existência no presente mês de julho.
Surpresa, apesar de ter consciência que este era um projeto, quase que pessoal, do Filipe e da sua equipa, e que muito trabalhou para o manter de pé.
Sei que a falta de receitas de publicidade é uma das grandes causas da falência da imprensa regional. A par com a mudança de hábitos de consumo da informação, o tecido empresarial diminuiu drasticamente os seus investimentos em publicidade nos meios de comunicação regional.
A migração para o formato digital e a preferência por conteúdos online gratuitos (apesar do Noticias de Loures ser gratuito), também ajudaram a reduzir a procura dos jornais de informação regional.
A imprensa regional necessita de apoio financeiro e institucional para sobreviver.
Tristeza, porque este veículo de comunicação fazia já parte da minha relação com a comunidade lourense. Permitia-me expressar as minhas ideias, convicções, preocupações, mesmo que nem sempre fossem consensuais.
Irá fazer falta um Jornal como o Notícias de Loures.
A imprensa regional ajuda a, e é um veículo muito importante para preservar a identidade e a cultura dos locais onde se insere e permite dar voz às pessoas, aos eventos e à história das comunidades locais.
Caros amigos, que por vezes fazem o favor de ler o que escrevo, despeço-me com um, espero, até já.
Para o Filipe Esménio, um agradecimento por me ter permitido partilhar com os leitores os meus pontos de vista e um enorme abraço pela determinação e resiliência com que abraçou este projeto, que agora terá, assim espero, um breve interregno.
Abraço para todos.