Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Patrocínio – Jurista
João Patrocínio
Jurista

Gastronomia

VERDE MINHO

4 de abril de 2022
Partilhar

Há 34 anos, no pequeno café restaurante que detinham na Mealhada, a família Rodrigues, - mais propriamente o casal Jorge e Salete -, chegaram à conclusão que o negócio que exploravam se revelava pequeno para a sua clientela.

Resolveram assim aumentar o seu espaço sem sair do Bairro e adquiriram as instalações onde atualmente ainda se encontram, nas duas frações comerciais de um prédio de habitação.

Oriundos do alto Minho, sempre centraram a confeção dos seus pratos em torno das especialidades regionais da sua terra natal.

É esse o conceito, que pouco ou nada mudou desde 1987, altura em que se estrearam no espaço que exploram ininterruptamente até aos dias de hoje.

Jorge e Salete, orientam a cozinha, e o filho de ambos, Carlos Rodrigues orienta a sala, e nesta altura também, - desde que a pandemia a isso os obrigou -, as encomendas e entregas ao domicílio que asseguram com um serviço próprio de distribuição.

Este segmento é hoje uma importante parte do negócio que permaneceu depois das restrições ao setor, não apenas na área de Loures, mas também em algumas zonas de Lisboa.

O restaurante funciona à carta com uma ementa com preços muito variáveis.

Aqui podemos encontrar pratos do dia desde os 9.00€ até aos 22.00€, isto se não escolhermos a Lampreia do Rio Minho, uma das especialidades da casa, em que na época devida, o preço é algo superior.

Tem como especialidades o Cozido à portuguesa, que serve às quintas-feiras e domingos, e no resto da semana vai intercalando com outros dos pratos com mais saída, e de entre os quais se destacam o Bacalhau à minhota, o Arroz de tamboril à angolana, a Carne de porco à alentejana, o Arroz de pato ou o Cabrito assado no forno.

Outra das especialidades, enquanto nos encontramos na sua época é o Sável também ele do Rio Minho.

Foi essa a opção a que me atrevi hoje, apesar de estarmos a chegar ao final da temporada.

De salientar que a açorda que o acompanha, - pelo menos hoje – não é a tradicional açorda de ovas que habitualmente é servida com este peixe.

Acompanhei com um dos vinhos verdes disponíveis na carta e encerrei com um fresco leite creme queimado ao momento no ponto certo.

Este restaurante de ambiente familiar, é um ponto de encontro de várias gerações das famílias da Mealhada, que aqui encontram uma cozinha tradicional há 3 décadas sempre com o mesmo registo.

Com alguma sorte, aqui pode encontrar Beto Pimparel, o ex-guarda redes da Seleção Nacional de Futebol e vencedor da taça UEFA pelo Sevilla, e que tem raízes familiares com os proprietários.

Última edição

Opinião