Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Patrocínio – Jurista
João Patrocínio
Jurista

Gastronomia

O CORETO

8 de maio de 2022
Partilhar

Quando as Ruas Auta da Palma Carlos e Padre Filinto Ramalho se encontram para dar lugar à Salvador Allende, em Sacavém, podemos encontrar o Restaurante “O Coreto”.

O Coreto, é um estabelecimento antigo na cidade, mas que nem sempre se encontrou no mesmo local e com as mesmas gerências.

Com efeito, a sua localização original encontrava-se até 2020, na Rua Júlio Bruno da Costa Pereira, - bem perto do estabelecimento do avô do atual proprietário, Paulo Condesso -, altura em que se mudou para a localização atual. E pode dizer-se que foi uma mudança para “o centro do furacão”.

Isto, se contextualizarmos a realidade pandémica de outubro de 2020, com os transtornos do dia a dia da Cidade de Sacavém na altura, em pleno decurso das longas obras do Caneiro.

E pode dizer-se que Paulo Condesso, soube melhor do que ninguém ajustar-se a todas estas adversidades em simultâneo e gerir o seu negócio reinventando-se diariamente, ao fazer da sua comida o ponto de contacto com os habitantes da cidade, apostando no conceito de take-away e entregas ao domicílio.

Atualmente, dispõe de uma variada ementa diária de cozinha tradicional – que esgota todos os dias – e que assenta no conceito de menus económicos, mantendo, no entanto, os serviços de entregas ao domicílio e os serviços de eventos. Os pratos quase nunca se repetem, e apresentam as escolhas mais diversificadas, desde os pezinhos de porco às pataniscas, passando pelo bacalhau ou pernil, e que podem ser combinadas com os mais diversos petiscos a qualquer hora.

Como especialidade tem, enquanto imagem de marca, o Choco Frito, mas também podemos encontrar o Polvo à Lagareiro, os Bifes “à Coreto” ou “à Mirandesa” ou mesmo o Cozido aos domingos, sendo que estas opções se enquadram fora do conceito do menu.

Também faz promoções temáticas combinadas em packs com mariscos e vinhos em alturas especiais e que promove, tal como as suas ementas, através da divulgação nas redes sociais.

O menu completo, pelo valor de 8.50€, que se inicia com pão e couvert e só termina com o café, apresenta no mínimo de 3 alternativas de pratos do dia.

A minha escolha incidiu numa atrativa proposta de Lombinhos de porco “à Mirandesa”, e em que a suculenta carne é servida fatiada com o tradicional molho da Posta com o mesmo nome e que acompanhei com um vinho da casa.

Para sobremesa tive a oportunidade de experimentar uma agradável Tarte de Amêndoa caseira como já há muito tempo não comia.

Se reside, trabalha ou vista a cidade de Sacavém experimente fazer uma visita ao Coreto e comprove por si mesmo a realidade deste conceito familiar e exemplo de resiliência.

Última edição

Opinião