Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Patrocínio – Jurista
João Patrocínio
Jurista

Gastronomia

Retiro do Minhoto

2 de maio de 2021
Partilhar

Quem sobe de Frielas em direção a Unhos, ao entrar no Bairro do Espinhal, começa a perceber à sua esquerda a grande dimensão da várzea de Loures e toda a sua riqueza natural.

É toda uma imensidão de terrenos e valas de irrigação, que enquadra quase toda a zona norte do concelho de Loures, a ladear o leito do Rio Trancão.

E é neste contexto, que de um plano superior à lezíria, do mesmo lado esquerdo de quem sobe, nos deparamos com o Retiro do Minhoto.

Instalado numa construção simples com uma vista privilegiada, e com esplanada e varanda, este restaurante, existe há muitos anos no local, mas com a atual exploração desde há 9 anos apenas.

Com efeito, nessa altura, Margarida Galhardo, procurando uma mudança na sua vida, e com o apoio do marido, resolve apostar na restauração e tomar de exploração o estabelecimento, do qual viria a conservar o nome. Ora, procurando fazer jus ao mesmo, e sem perder de vista a cozinha minhota, nunca descurou a riqueza da boa gastronomia portuguesa, privilegiando sempre a boa comida de tacho a preço económico.

É esta a aposta que tem vindo a desenvolver a casa, com base nas refeições a preço fixo e numa excelente relação qualidade, quantidade e preço num conceito familiar.

É importante que se fale destes estabelecimentos, que na maior parte das vezes, sacrificando as suas margens de lucro, não descuidam as necessidades de quem tem que gerir orçamentos apertados para almoçar fora todos os dias.

Daí que, em face dos tempos difíceis de recuperação da economia e que todos estamos a viver, pretendi partilhar convosco hoje este estabelecimento.

Aqui onde, depois de um pão e azeitonas, escolhi um excelente arroz de pato, muito saboroso e bem recheado, e que foi acompanhado de um vinho tinto da casa.

Para sobremesa um delicioso bolo de chocolate de produção caseira e que fez companhia ao café. E tudo isto por 8€.

O Retiro do Minhoto, dispõe diariamente de várias escolhas de carne e peixe, com boa aposta nos grelhados, mas é sobretudo nas suas especialidades que tem vindo a fidelizar a sua clientela.

Falamos do Bacalhau à Minhota, da Posta à Mirandesa, do Naco à Lagareiro e da Espetada de vitela em molho de louro, mas também, claro, do incontornável Cozido à Portuguesa servido todos os domingos e que traz à casa famílias de toda a região.

Uma palavra final para a gerência que, de forma exemplar, sempre soube enfrentar todas as dificuldades mantendo a exploração sem interrupções nestes tempos difíceis de COVID-19, sem dispensar funcionários, e que continua a fornecer refeições em take away.

Mas que para além disso tem uma vertente solidária, pois é um dos restaurantes aderentes ao Programa “Too good to go”, num alinhamento contra o desperdício alimentar.

Última edição

Opinião