Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Calha – Consultor Informático
João Calha
Consultor Informático

Consultório Informático

Computador limpo, computador rápido

4 de janeiro de 2021
Partilhar

Neste artigo vou abordar um dos maiores problemas que todos os utilizadores sentem ao longo dos tempos … o computador mais lento, logo menor desempenho.

Um dos maiores problemas é o sobreaquecimento do computador (situação mais frequente nos portáteis), devido ao facto de as zonas de entrada de ar para a refrigeração adequada do seu computador se encontrarem bloqueadas com pó acumulado, impedindo assim que a ventoinha consiga arrefecer a sua motherboard, placa gráfica e restantes componentes.

Com o sobreaquecimento o computador tem a tendência a desligar-se sozinho para não “queimar” nenhum componente, mas com estes encerramentos sucessivos mais tarde ou mais cedo o seu computador irá avariar.

É estritamente necessário fazer a limpeza da ventoinha, a limpeza de cada componente do portátil e a substituição da massa térmica do processador e placa gráfica pelo menos de dois em dois anos.

Vou deixar aqui algumas dicas para que consiga que o seu computador mantenha o desempenho e performance desejados:

Otimize e desfragmente o seu disco rígido pelo menos uma vez por mês e para isso siga estes passos no seu Windows:

1º - Aceder ao seu Explorador do Windows e clicar com o botão direito do rato no disco “C” e clicar em Propriedades

2º - Clicar no separador Ferramentas e de seguida Otimizar. A desfragmentação irá iniciar

Ao longo dos tempos o seu disco rígido pode ficar danificado, por isso temos de Corrigir o disco e para isso temos de aceder de novo ao Explorador do Windows, clicar com o botão direito do rato no disco “C” e clicar em Propriedades e no separador Ferramentas; de seguida clicamos em Verificar.

No sistema Windows é necessário fazer sempre uma Limpeza de erros de Registo e para isso aconselho a instalação de um programa chamado CCleaner que é grátis. O programa vai ajudá-lo de várias formas, mas principalmente nesta limpeza do registo.

Com este mesmo programa CCleaner no separador Limpar vai poder Excluir arquivos e configurações inúteis que com o passar do tempo vão deixar o computador mais lento.

Um dos problemas que mais afeta o nosso Windows é o acumular de ficheiros temporários e para Apagarmos os ficheiros temporários temos de clicar simultaneamente nas teclas “tecla do Windows + R “ e de seguida digitar nessa caixa de diálogo o seguinte %temp% e clicar em Ok. Irá eliminar todos os ficheiros desnecessários do seu computador.

Mantenha sempre o seu Windows atualizado, porque existem sempre correções que trazem melhorias e mais estabilidades ao seu sistema.

Evite o download de ficheiros de sites que não tem a certeza da sua origem e segurança.

Nunca prescindir de Antivírus, sempre atualizado e faça frequentemente uma pesquisa por ficheiros malignos.

Nos dias de hoje não conseguimos passar sem um computador, executamos tudo por lá, pesquisamos, trabalhamos, compramos, ouvimos, fazemos tudo e em suma para conseguir ter um computador com o desempenho que tanto quer e precisa, siga estas dicas e verá que um Computador limpo, é um Computador Rápido!

Sempre que precisar de alguma ajuda, dica ou esclarecimento não hesite e entre em contacto para informaticaconsultorio@gmail.com .

Última edição

Opinião