Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Alexandre – Músico e Autor
João Alexandre
Músico e Autor

Ninho de Cucos

Yo La Tengo - This Stupid World

8 de março de 2023
Partilhar

Património mundial da música indie com quase 40 anos de existência os Yo La Tengo formados por Ira Kaplan, Georgia Hubley e James McNew, em New Jersey, lançaram no mês passado “This Stupid World” considerado por muitos como um dos melhores e mais emocionantes trabalhos lançado pelo grupo, o 17º de uma carreira ímpar.
Após os Yo La Tengo terem andado durante o ano de 2020 a divulgar uma música por dia durante uma semana, uma sequência que culminou com a edição de um EP instrumental intitulado “We Have Amnesia Sometimes” e de no final do mês de agosto desse ano, terem editado um outro EP “Sleepless Night”, coleção de sete canções com um original e covers de Bob Dylan, The Flying Machine, The Delmore Brothers, Ronnie Lane e os The Byrds, a banda volta às luzes da ribalta com “This Stupid World” sob a chancela da Matador Records.
O jornal “The Guardian” intitula-o como “Uma mistura gloriosa de guitarras ruidosas e baladas introspetivas”, numa review com classificação de 4/5.
O álbum foi gravado no Outono de 2022 em acto contínuo praticamente ao vivo, com o trio a tocar os instrumentos num mesmo ambiente e de forma simultânea em produção própria, sendo “Fallout” o 1º single extraído do alinhamento.
“This Stupid World” tem 9 canções e colocou de imediato a banda na estrada, na América do Norte até Março, ficando reservados os meses de Abril e Maio para atuações em solo europeu.
O clima sonoro do disco contem o adn indie rock noise pop que tanto pode soar cru como imenso, com toques de modernidade e psicadelismo, onde as guitarras hipnóticas, distorcidas e em camadas se destacam. Depois, o já famoso registo vocal sussurrante de Hubley, outra das marcas identitárias dos YLT, confere o lustro final ao trabalho desta banda capaz de surpreender ao fim de quatro décadas .
“This Stupid World” conecta os Yo La Tengo ao culto de todos os fãs indie rock, dream pop e shoegaze .
Aqui se revisitam os Velvet Underground, os Sonic Youth e os Television.
Resultado do processo de gravação mas não só, é incrível a química entre os elementos da banda que lhes permite criar contrastes em cada música, transmitir diversão, doçura, momentos explosivos, magnetismo e encanto.
“Fallout” é um excelente single de apresentação, “Aselestine” é sentimental, agridoce e melódica, o tema-título "This Stupid World" cria uma paisagem densa e ansiosa durante 7 minutos e o fim chega com o excelente "Miles Away", num caminho mais frio mas ousado na programação da drumbox que remete para os My Bloody Valentine ou Cocteau Twins.
Se o mundo lá fora continua estúpido, é pelo menos possível partilhar aquilo que bandas como os Yo La Tengo nos continuam a oferecer!

Última edição

Opinião